Meditação: conheça as 5 representações de Buda

Saiba quais são as 5 principais representações de Buda na Meditação de acordo com o Budismo Tibetano

- Foto: Shutterstock Images

Vairochana, Akshobhya, Amitabha, Ratnasambhava e Amogasiddhi são conhecidos como Budas Dhyani, ou Budas da Meditação, que são as 5 representações de Buda. Os budistas tibetanos acreditam que o Adi-Buda, o ser primordial e o mais elevado, criou-os pelos seus poderes meditativos.

Os Budas Dhyani são, geralmente, retratados numa mandala. Mandala é uma palavra sânscrita que significa “círculo”, traduzido em textos tibetanos como “centro” ou “o que cerca”. A mandala denota a totalidade, a completude e a perfeição da budicidade. Os seguidores do Budismo usam mandalas para ajudá-los na meditação e visualização.

Cada um dos Budas incorpora uma das cinco sabedorias, antídotos dos cinco venenos mortais que são de extremo perigo para o progresso espiritual do homem e o mantém preso à existência terrena. Os budistas ensinam que os Budas Dhyani são capazes de transmutar os cinco venenos em suas sabedorias transcendentes.

Clique sobre a imagem de cada um deles e conheça todas as suas particularidades. Assim você poderá escolher aquele que mais o ajudará na sua meditação.

SAIBA MAIS

O que é Budismo?

12 dias para começar a praticar meditação

Texto: Júlia Martins/Colaboradora | Design: Aline Barudi

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência