Conheça melhor os motivos que tornaram o matchá tão requisitado

Muito se tem falado sobre o poder de emagrecimento do matchá, mas ele realmente funciona? Conheça melhor essa erva preciosa!

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 26/10/2016 às 18:25
Atualizado às 11:58

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Apesar de estar em evidência só agora, o matchá é conhecido e consumido no Japão há mais de 800 anos. E, diferentemente do que se pensa, sua disseminação pela Europa, Estados Unidos e Brasil não se deu pelo poder de emagrecimento, mas por ajudar na prática da meditação! O matchá é feito da mesma planta que o chá verde, a Camellia Sinensis, a diferença está na forma do cultivo e da produção. “A planta do chá verde é cultivada em áreas protegidas do sol e se aproveita das folhas mais novas. Seu processo de produção também é artesanal”, explica Viviane Pereira, nutricionista. Fique por dentro de alguns benefícios dessa erva e adote-a em sua rotina!

Matchá em pó e em forma de chá

Foto: Shutterstock.com

Saúde 100%

“Além de o matchá ajudar no emagrecimento, ele tem as suas propriedades relacionadas a outros efeitos positivos para o organismo, como a redução dos níveis de colesterol ruim (LDL), a prevenção contra o câncer e o aumento de energia”, revela a nutricionista Vanessa Pimentel.

Está em todas!

Além de servir como chá, pode ser usado em receitas que contêm farinha, como pães e bolos. “O ideal para que se obtenha o efeito desejado é consumir de 15 a 20 gramas por dia”, recomenda Vanessa.

O diferente!

“O matchá é a única variedade de chá que é moída e usada como pó fino. Ao bebê-lo, estamos, na realidade, consumindo a folha por completo!”, explica a nutricionista Fernanda Scheer. Dependendo do tipo de chá feito por infusão, apenas 10% dos nutrientes são absorvidos, ao passo que no matchá os nutrientes são consumidos totalmente. “Beber uma xícara (200ml) de chá da erva equivale a seis xícaras de chá verde tradicional”, completa.

Ele é o bom!

Sua fama consiste principalmente no seu poder antioxidante, responsável por evitar o envelhecimento precoce das células. “O teor de flavonóides e cafeína encontrados na planta são os responsáveis por acelerar o metabolismo e, por isso, contribuem para o emagrecimento. No matchá, ainda se destacam a clorofila, os aminoácidos e a L-Teanina, outras substâncias que ajudam na perda de peso saudável”, comenta Viviane.

Texto: Bruna Giorgi | Consultoria: Fernanda Scheer e Vanessa Pimentel, nutricionistas; Viviane Pereira, nutricionista da rede Mundo Verde

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.