ESTILO DE VIDA

Conheça melhor a artrose

Entenda melhor as dores causadas pela artrose e saiba como amenizar o problema!

None
FOTO: Pure Stockx/diomedia

por Redação Alto Astral
Publicado em 07/10/2016 às 11:00
Atualizado às 20:55

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A artrose é um desgaste natural na cartilagem que acontece por causa da idade. Entenda melhor o problema e descubra como fazer para amenizá-lo.

mulher sentada com a mão na lombar e expressão de dor

FOTO: Pure Stockx/diomedia

Artrose

Trata-se de um problema decorrente do processo de envelhecimento e o diagnóstico precoce é fundamental para uma boa qualidade de vida. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a artrose – ou osteoartrite – não é considerada uma doença, mas um desgaste natural da cartilagem, que faz parte do envelhecimento. No entanto, o problema é crônico, degenerativo e responsável por 6,2% das aposentadorias no Brasil. “A informação da população e o diagnóstico precoce são dois aspectos cruciais para boa evolução de cada caso. A definição diagnóstica precoce, a introdução de tratamento específico e o acompanhamento por uma equipe bem formada podem modificar, em muitos casos, a história da doença (e do paciente)”, salienta a reumatologista Elisa Terezinha Hacbarth.

Diagnóstico

Para identificar a artrose, é necessário que o reumatologista tenha uma conversa detalhada com o paciente a fim de analisar o seu histórico de dor e os sintomas característicos do problema. Para colaborar nessa tarefa, os exames de imagem, como radiografia, tomografia computadorizada ou ressonância nuclear magnética, podem ser importantes.

Como amenizar?

O objetivo do tratamento é propiciar qualidade de vida ao paciente, aliviando os sintomas característicos da artrose. Parte do tratamento consiste na mudança de hábitos. O especialista pode indicar medicações e outras terapias que aliviem a dor. Em casos mais sérios, é possível que o reumatologista indique a cirurgia para a colocação de uma prótese que funcionará como uma nova cartilagem para o local afetado.

LEIA MAIS: