CROSSFIT: conheça tudo sobre a atividade física do momento!

Deseja começar o crossfit mas não sabe como? Aqui, você aprende tudo sobre o método e confere dicas de como iniciar sua prática!

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Para praticar o crossfit, é preciso muita disciplina e disposição! FOTO: Istock.com/GettyImages

por Redação Alto Astral
Publicado em 05/05/2017 às 12:58
Atualizado às 13:46

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De tempos em tempos, surge uma nova modalidade de esporte que faz a cabeça das pessoas. Há alguns anos, era a zumba e, hoje, a atividade que vem ganhando cada vez mais adeptos é o crossfit. Além de ajudar a emagrecer, esse exercício proporciona outros benefícios à saúde, pois fortalece os músculos e melhora a coordenação motora. Mas, afinal, você sabe o que é o crossfit? “É um programa de condicionamento e treinamento físico. É uma modalidade essencialmente benéfica para quem deseja ter definição muscular, pois trabalha todas as capacidades do corpo, fazendo com que ele desenvolva vários membros do corpo por meio de um único exercício”, explica o médico especialista do esporte Rodrigo Freitas. Está pronto para conhecer mais a fundo sobre o crossfit?

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Por ser uma atividade de alto impacto físico, o crossfit precisa ser feito com o acompanhamento de um profissional especializado. FOTO: Shutterstock

Um pouco de história

O crossfit foi idealizado pelo coach norteamericano Greg Glassman, o qual teve a ideia de criar um método capaz de contemplar todos os aspectos necessários para desenvolver as atividades diárias com segurança e eficiência. No começo, Greg treinava oficiais da polícia dos EUA, então, utilizava movimentos fundamentais de alta intensidade, com treinos intervalados. Depois, usando como base seus conhecimentos em ginástica, atletismo e levantamento de peso olímpico, ele foi desenvolvendo a atividade e, com a ajuda de outros treinadores, criou o famoso crossfit.

Pontapé inicial

Se você deseja perder peso ou ganhar massa magra, é bom saber que existem ótimas opções de exercícios capazes de proporcionar esses efeitos. Contudo, antes de escolher a atividade mais indicada para você, é importante sanar todas as dúvidas sobre a modalidade. Pensando nisso, que tal conferir as próximas linhas e mergulhar no universo do crossfit?

No que consiste o método?

De uma forma simples, pode-se dizer que o crossfit é um programa de treinamento físico geral, que busca adaptar fisiologicamente os praticantes. Para isso, ele combina movimentos funcionais feitos em alta intensidade e constantemente variados. “Esse treino também é acompanhado por cargas que o aluno deve usar durante as aulas e, quanto maior a sua força, mais peso deve ser usado para poder proporcionar intensidade para o exercício”, completa o profissional.

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Procure um especialista e faça uma avaliação física completa antes de iniciar a atividade. FOTO: Shutterstock

Qualquer pessoa pode praticar?

Antes de fazer o crossfit, o interessado deve passar por uma avaliação, tanto médica quanto de um profissional de educação física capacitado, porque essa atividade exige uma precisão de movimentos que nem todos podem fazer. “Isso acontece porque alguns não têm ainda a execução do eixo perfeito ou não possuem aparelhos para guiar, apenas pesos, podendo levar a uma lesão seria. Pessoas com algumas lesões de quadril e coluna não são indicadas a fazer os exercícios”, esclarece Rodrigo. Dessa forma, é possível dizer que o crossfit é indicado para quem já faz algum exercício físico, como a musculação.

Quais os benefícios para o organismo?

Para emagrecer de forma saudável, esse exercício é altamente indicado, já que ele permite a eliminação de até 1000kcal em apenas 60 minutos de prática. Além da silhueta mais definida, o crossfit auxilia em outras questão, conforma ensina Rodrigo: “Ele melhora a coordenação, a força, a precisão e o equilíbrio, acelera o metabolismo, ajuda no funcionamento do organismo e desenvolve a massa muscular”.

É necessário muito esforço?

Sim. É fundamental você ter em mente que o crossfit exige muito empenho, tanto físico quanto mental. Isso porque a intensidade dos exercícios é alta, fazendo com que o aluno gaste muita energia e faça bastante força. É claro que existem intervalos entre as atividades, mas o corpo deve trabalhar de forma intensa.

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As atividades propostas pelo crossfit trabalham todos os músculos do corpo de maneira intensa. FOTO: Shutterstock

Hora de treinar

Os treinos de crossfit são realizados em lugares livres e duram cerca de 50 a 60 minutos. “É necessário sempre ter o acompanhamento de um instrutor, o qual deve passar os exercícios para serem realizados conforme o resultado que o aluno busca”, afirma Rodrigo.
Todos realizam o mesmo número de séries e de repetições, e esses exercícios devem ser executados de forma rápida para que a carga intensifique mais a definição muscular. “Os exercícios são realizados conforme a escolha do indivíduo, mas todos são feitos com a ajuda de acessórios para musculação, como pesos, barras, bicicleta, cordas, elásticos e outros tipos de itens que podem proporcionar maior auxílio. Os exercícios são desde um treino intenso na bicicleta até agachamentos, abdominais e flexões”, pontua o médico especialista do esporte.

Como é dividida uma aula?

O comum é que todas as atividades já estejam pré-definidas quando o aluno chega ao local em que irá realizar o exercício. Dessa forma, a aula consiste em quatro procedimento básicos: aquecimento, treino de habilidade ou força, WOD (treino do dia) e alongamento.
Durante o aquecimento, o aluno deve fazer alguns exercícios responsáveis por elevar o batimento cardíaco e preparar o corpo para a carga elevada de força que virá com a atividade central. Já no treino de habilidade, serão ensinadas técnicas diferentes, como fazer agachamento com apenas uma perna. Se a habilidade não for tão intensa, pode ser que o treinador passe uma atividade de força, com alta carga e baixo número de repetições. O WOD (exercício do dia) é caracterizado por haver um tempo limite para as atividades serem feitas (realizar os movimentos por 15 minutos) ou o aluno ter que cumprir uma tarefa (realizar a sequência dos movimentos propostos no menor tempo possível). Por fim, são feitos os alongamentos, com o objetivo de relaxar o corpo.

É possível fazer crossfit em casa?

Não sem a orientação de um profissional. “É complicado você realizar esse tipo de exercício em casa”, diz Rodrigo. O crossfit trabalha força, precisão, potência e velocidade, e executar todos esses exercícios sem orientação, no mesmo eixo biomecânico, aumenta as chances de lesões no quadril, no joelho e na coluna, por exemplo.

Quantas aulas é preciso fazer na semana?

Depende de cada pessoa. Portanto, um aluno pode optar por ir duas vezes à academia, enquanto outro pode frequentar as aulas de crossfit seis vezes na mesma semana. Se a pessoa for iniciante, o mais comum é que comece devagar e, aos poucos, vá aumentando sua carga de exercício. Por outro lado, se o aluno já costuma praticar atividades físicas com frequência, pode manter seu ritmo sem perder os benefícios do crossfit.

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O crossfit é uma excelente opção para quem quer aumentar a capacidade física e modelar o corpo. FOTO: Shutterstock

Glossário da atividade

  • AMRAP (As many rounds as possible): de uma forma simples, esse termo quer dizer algo como: seguindo um tempo específico, faça o maior número de repetições de um exercício ou de série de exercícios.
  • Coach: é assim que os alunos costumam chamar os treinadores, já que essa palavra inglesa quer dizer exatamente isso.
  • For time: a tradução dessa expressão é “por tempo”. Ou seja, em alguns treinos, é comum ouvir essa frase, a qual designa que o exercício, ou a série de exercícios, deve ser feito contando o tempo que demora a terminar.
  • WOD: essa sigla vem do inglês Workout of the day, que traduzido significa treino do dia! Assim, são as atividades que a pessoa deve fazer ao longo do treinamento.

Alguns equipamentos

  • Peso russo: esse acessório também conhecido como Kettlebell tem bastante versatilidade e funcionalidade, sendo um dos queridinhos na prática do crossfit.
  • Bola medicional: ela é uma importante ferramenta para o treinamento da potência no esporte, podendo ser utilizada para o exercício da força. É possível encontrar bolas desde 3kg até 10kg, tornando-se ideal para inúmeros exercícios.
  • Plyo Box: um dos clássicos do crossfit, essa caixa é feita, normalmente, de madeira e é utilizada para efetuar saltos, o que permite fortalecer os músculos e melhorar o equilíbrio.

Consultoria Rodrigo Freitas, médico especialista do esporteTexto: Redação Alto Astral

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