Flacidez tem cura! Descubra as causas e livre-se dela

Conheça a causa da flacidez , descubra como você pode se livrar dos seus indesejáveis efeitos e ainda confira dicar para prevenir o problema

- Foto: iStock

Se você já passou pelo efeito sanfona, gravidez, não pratica exercícios físicos ou tem mais de 30 anos, certamente está na luta contra a flacidez. Quando o colágeno e a elastina da pele se enfraqueçam, o tecido perde sua elasticidade e firmeza, surgindo uma aparência de frouxidão. Apesar de ser um processo natural do organismo humano, não significa que seja agradável, não é mesmo? Veja como se livrar desse mal agora mesmo!

Faça o teste: você tem flacidez?

A forma de avaliar este quadro é usando os dedos: com o polegar e o indicador em forma de pinça aperte e estique a pele. “Se quando soltar a pele voltar ao normal e ficar esticada, não há flacidez dérmica. Mas se demorar a normalizar, a flacidez está presente”, ressalta Isabel Luiza Piatti, diretora de pesquisa e desenvolvimento de produtos da Buona Vita. Faça outro teste: contraia a musculatura de uma determinada área, se o músculo apresentar mobilidade e contornos não definidos, isso também é sinal de flacidez.

Teste da flacidez

Foto: iStock

Causa 1: perda natural da elasticidade

Com o envelhecimento, a pele e os músculos apresentam redução da espessura com perda das fibras elásticas e do colágeno. O colágeno, proteína presente em um quarto do nosso corpo, torna-se gradualmente mais rígido. Já a elastina vai perdendo sua elasticidade natural devido à redução do número de fibras e de outros componentes.

No entanto, existem dois tipos de flacidez: a dérmica e a muscular, que podem atingir diferentes áreas do corpo e ocorrer juntas ou separadas. “O processo é semelhante, o que difere é que, distribuídos pelo corpo temos grupos musculares maiores e que pesam mais, já os da face são acompanhados do surgimento de rugas, sulcos e depressões na pele, principalmente nas pálpebras, maçãs do rosto, queixo, pescoço e na área ao redor da boca”, explica Isabel.

VEJA TAMBÉM

Acabe com a barriga estufada em apenas 5 passos!

Canela, gengibre e pimenta turbinam o emagrecimento

Exercícios aquáticos queimam mais calorias

Causa 2: fatores externos

Existem vários fatores que contribuem para a aparição da flacidez, desde alimentação, falta de exercícios, heranças genéticas e hábitos de vida. A exposição solar nos horários de maior radiação e a falta de proteção, o consumo exagerado de álcool, tabaco e outras drogas, o sedentarismo e a falta de hidratação também são fatores que podem acelerar o envelhecimento e adiantar o processo de flacidez. “Se a mulher cuidar da pele desde cedo, a flacidez pode começar a aparecer a partir dos 40, se a mulher não cuidar, a partir dos 33 já é possível notar a diferença na textura da pele”, acrescenta a dermatologista Silvia Zimbres.

Por outro lado, a pele negra tende a sofrer mais tardiamente com este processo, pois ela apresenta uma grande produção de melanina, o que lhe confere uma proteção natural às radiações solares, é também mais resistente a agressões externas e está menos propensa ao fotoenvelhecimento.

Flacidez e celulite no bumbum e coxas

Foto: Shutterstock Images

Causa 3: hábitos de vida

Tendo como principal causa o sedentarismo, a falta de exercício físico e a alimentação inadequada, a flacidez muscular acontece pela redução da massa muscular. A prática de atividades físicas regulares, além de garantir músculos sutilmente volumosos e bem torneados, evitam problemas desagradáveis como a flacidez e a celulite, mesmo que a pessoa tenha propensão a adquiri-las.

Previna a flacidez já!

Fazer exercícios com peso enrijece os músculos e tonifica a pele, melhorando muito seu aspecto frouxo. “Nos casos em que a flacidez é muito acentuada, torna-se necessário recorrer à cirurgia plástica”, aconselha Ana Luisa Vilela Barbosa, médica nutróloga da Clínica Slim Form.

Para prevenir a flacidez, a sugestão de Isabel é aumentar a ingestão de água e consumir alimentos ricos em proteínas. Também é indicado praticar exercícios físicos regularmente e aplicar cremes específicos para flacidez à base de ativos como DMAE, raffermine, nutripeptídeos, exsy-ARL e óleos vegetais (como o de rosa mosqueta).

 

Consultoria: Ana Luisa Vilela Barbosa, médica nutróloga da Clínica Slim Form; Isabel Luiza Piatti, diretora de pesquisa e desenvolvimento de produtos da Buona Vita; Silvia Zimbres, dermatologista de São Paulo

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência