Connect with us

O que você está procurando?

A fobia é mais que um simples medo. Há um número infinito de fobias, algumas nem mesmo listadas na literatura médica. Conheça algumas fobias curiosas.
- FOTO: iStock.com/Getty Images

Conheça algumas fobias pouco comuns

A fobia é mais que um simples medo. Há um número infinito de fobias, algumas nem mesmo listadas na literatura médica. Conheça algumas fobias curiosas.

A fobia não é um simples medo. Conhecida como transtorno fóbico-ansioso, ela se caracteriza por ultrapassar o nível de uma simples repulsa por objetos, animais ou situações, fazendo com que a pessoa não consiga apenas afastar-se e esquecer da sensação ruim. Além disso, geralmente, as fobias vêm acompanhadas de alguns sintomas, como ansiedade, nervosismo, falta de ar e taquicardia.

Este distúrbio pode ser dividido em três categorias:

  • Agorafobia: é o medo de lugares muito amplos, muito fechados ou com grandes multidões.
  • Fobia específica: é a aversão irracional, persistente e excessiva a objetos, animais, lugares ou situações.
  • Fobia social: temor relacionado a exposição em público, como em discursos, entrevistas ou até mesmo conversas entre familiares e amigos.
fobias medo

FOTO: iStock.com/Getty Images

Fobias curiosas

Pode ser difícil de acreditar, mas existem fobias para quase tudo, e elas têm nomes tão incomuns quanto sua definição. Abaixo, confira algumas das mais raras:

  • Hipopotomonstrosesquipedaliofobia: por mais paradoxal que seja, este é o medo de pronunciar palavras grandes ou pouco comuns. O nome dessa fobia surgiu como brincadeira para caracterizar a aversão ao mencionar palavras complicadas.
  • Coulrofobia: para alguns, os palhaços são criaturas aterrorizantes, e tal medo deu origem a essa fobia.
  • Heliofobia: na moda de filmes e livros sobre vampiros, este é o medo de sair no sol – dormir o dia todo nem sempre é apenas uma escolha.
  • Onfalofobia: medo inusitado de umbigos.
  • Filemafobia: não adianta pedir para Santo Antônio ou ao cupido: este é o pavor de beijos.
  • Hipengiofobia ou hipegiafobia: a falta de comprometimentos com algumas tarefas pode não ser uma escolha, e sim um medo de assumir responsabilidades.
  • Octofobia: por mais estranho que pareça, existe um medo em relação ao número 8. Outros números, como o 13 e o 666, também possuem fobias específicas: triscaidecafobia e hexacosioihexecontahexafobia, respectivamente.
  • Ritifobia: medo de ficar enrugado. Será que o Peter Pan tinha essa fobia?

 

Veja mais:

Fobia escolar: seu filho tem?

Saiba como agir durante uma crise de pânico

10 mitos e verdades sobre a ansiedade

 

Texto: Giovane Rocha/Colaborador – Edição: Augusto Biason/Colaborador

Advertisement

Estilo de vida

Quando o problema é sensação de estufamento e inchaço, o gengibre entra no ringue para defender o bem-estar do processo digestivo

Estilo de vida

Para obter todos os benefícios do tubérculo, é essencial saber escolher, preparar e armazenar da maneira correta. Veja nossas dicas e turbine os benefícios!

Estilo de vida

Enquanto o medo é um fator de sobrevivência natural do ser humano, a fobia pode se transformar em um grande problema no cotidiano da pessoa.

Estilo de vida

Na hora de preparar sua refeição, uma boa ideia é fazer uma salada recheada. Além de saborosa, ela ainda é fonte de nutrientes e vitaminas.

Estilo de vida

Tirar ou não tirar a tireoide: essa questão depende do diagnóstico médico, que deve avaliar cada caso e suas variáveis. Entenda!

Estilo de vida

Veja aqui alguns transtornos da mente não tão conhecidos, mas que possuem algumas características peculiares

Estilo de vida

Apesar dos longos anos de pesquisas científicas, ainda há muitos questionamentos sobre os transtornos da mente. Tire algumas dúvidas aqui.

Estilo de vida

Um estudo sugere que a dieta paleolítica é capaz de prevenir problemas do coração, como pressão alta e colesterol elevado.