Conheça 3 doenças que podem causar cansaço

O cansaço pode estar associado a problemas de saúde. Por isso, quando os seus efeitos são persistentes, o mais indicado é procurar ajuda especializada.

None
FOTO: Reprodução

por Redação Alto Astral
Publicado em 25/10/2016 às 10:46
Atualizado às 11:48

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Além de um dia muito estressante de trabalho, o cansaço pode estar associado a outros fatores sérios, como problemas de saúde. Por isso, quando os seus efeitos são persistentes, o mais indicado é procurar ajuda especializada. A seguir, confira três problemas que podem estar por trás do cansaço.

mulher-deitada-acordando-cama-travesseiro-cansaco

FOTO: Reprodução

1. Hipotireoidismo

O distúrbio é caraterizado pela queda de produção da tireoide, uma glândula localizada embaixo do “pomo de adão”, responsável pela produção de hormônios essenciais para o bom funcionamento do corpo. “O problema pode ser congênito, causado por uma inflamação crônica imunológica após cirurgias da tireoide, por carência de iodo, após irradiação por iodo da glândula ou por deficiência de estímulo da glândula-mãe. Os sintomas incluem intolerância ao frio, pele seca, unhas quebradiças, sonolência, constipação intestinal, ganho de peso, bradicardia, lentidão no raciocínio, déficit de memória, alterações no ciclo menstrual nas mulheres, infertilidade, perda da libido e fraqueza muscular”, completa a endocrinologista Mônica Tavares.

mulher-deitada-mesa-cansaco-computador

FOTO: Reprodução

2. Anemia

Ela surge na queda de energia e de disposição física e acontece porque, devido a desequilíbrios alimentares, há a deficiência de ferro – um nutriente responsável pela produção de glóbulos vermelhos. A condição pode gerar distúrbios como infecções intestinais, menstruação com fluxo sanguíneo muito intenso, dentre outros sintomas. “A maioria das anemias está relacionada à má nutrição ou à má absorção de nutrientes pelo organismo. A vida moderna e a inundação de produtos industrializados, que não são alimentos de verdade, entopem o estômago e não nutrem as células, aumentando a incidência de pessoas obesas e, ao mesmo tempo, desnutridas e anêmicas”, alerta a nutricionista Luciana Harfenist.

mulher-cama-deitada-cansaco-despertador

FOTO: Shutterstock

3. Doenças cardíacas

Problemas como insuficiência cardíaca podem resultar no cansaço. Isso porque o coração, que é responsável por bombear sangue para os demais órgãos, perde a sua eficiência. E, com o sangue circulando mais devagar, o corpo fica sem parte do oxigênio e sem a possibilidade de levar os nutrientes que são transportados por ele. O distúrbio pode acarretar em consequências graves, como infarto, capaz de levar à morte. Os sinais mais comuns para detecção do problema são: inchaço nas pernas, aumento do volume abdominal, sudorese fria e falta de ar. Por isso, caso suspeite de algo, procure imediatamente ajuda especializada.

Consultoria Luciana Harfenist, nutricionista; Mônica Tavares, endocrinologista

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.