Confira um bate-papo com o educador físico Marcio Atalla

Tire suas dúvidas sobre saúde e bem-estar na entrevista com Marcio Atalla

por Redação Alto Astral
Publicado em 14/04/2016 às 09:01
Atualizado às 11:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Cuidar do peso não é apenas uma questão estética. A obesidade, problema que atinge cerca de 7,9% das pessoas só no Brasil, segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, está relacionada a várias complicações que, se não tratadas, podem resultar em consequências graves. A grande questão é que, juntamente ao excesso de peso, complicações cardiovasculares, metabólicas, respiratórias, desgastes das articulações e ossos e até mesmo o surgimento de alguns tipos de câncer podem afetar a saúde.

Por isso, a seguir você confere uma entrevista exclusiva com o professor de educação física, com especialização em treinamento de alto rendimento, pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo) e um dos responsáveis pelo quadro Medida Certa, do Fantástico, Marcio Atalla, na qual é possível entender melhor a importância de movimentar o corpo e conferir algumas dicas práticas de como afastar o sedentarismo de vez!

Confira um bate-papo com o educador físico Marcio Atalla

Divulgação

Qual a importância da reeducação alimentar aliada à prática de exercícios físicos?

“Conseguir fazer atividade física regularmente e manter uma alimentação equilibrada é o caminho do sucesso total no que diz respeito à saúde e à qualidade de vida”.

Qual é o primeiro passo que uma pessoa que não costuma se exercitar deve tomar para sair do sedentarismo?

“É preciso querer de fato mudar o estilo de vida. Nenhuma mudança é fácil, mudar hábitos e padrões exige dedicação, persistência, vontade e determinação. Se a pessoa conseguir atravessar o período de adaptação, essas mudanças se tornarão hábitos e ficarão para sempre”.

Como deve ser a alimentação antes e depois da realização de atividades físicas?

“O indivíduo deve procurar fazer uma refeição completa, para repor as energias e preparar o corpo para uma nova sessão de treino. Completa significa dizer que deve haver os três macronutrientes, que são carboidrato, proteína e boas gorduras. É sempre bom preferir alimentos mais naturais e que também sejam fontes de vitaminas, minerais e fibras”.

Para as pessoas que não gostam de musculação, praticar outras atividades, como natação ou caminhada, surte o mesmo efeito no corpo?

“Qualquer atividade física traz benefícios para o corpo e para a saúde. A atenção deve estar na regularidade. Se não for feita diariamente, então não será eficiente”.

Muitas mulheres têm receio em fazer musculação, já que não desejam ficar musculosas. Esse tipo de exercício colabora para o emagrecimento? Qual seu real efeito no organismo?

“As mulheres que ficam extremamente fortes certamente são muito dedicadas ao treinamento de musculação e optaram por conquistar esse padrão de corpo, fazendo, em alguns casos, uso de produtos nutricionais ou mesmo químicos para atingirem seu objetivo. Do contrário, a musculação feita de forma convencional não provoca o aumento do volume do corpo além do que é o natural da pessoa. Esse exercício, por aumentar a quantidade de massa magra, melhora o ritmo do metabolismo basal, o que ajuda também no emagrecimento. Um corpo com mais músculos precisa de mais energia apenas para se manter vivo se comparado a um corpo com pouca quantidade de músculos”.

SAIBA MAIS
Treino funcional para eliminar barriga
Exercícios físicos para fazer longe da academia
Dicas para cuidar do bem-estar

Dietas que substituem uma refeição principal por shakes podem prejudicar a saúde? Eles realmente ajudam a emagrecer?

“Para emagrecer com saúde devemos comer com equilíbrio e com inteligência. Sem restrições, sem cortar, sem procurar atalhos, apenas tendo bom senso na hora de fazer as escolhas”.

O uso de suplementação é indicado em quais casos? Qual o risco de usá-los por contra própria?

“O uso de suplementos deve ser indicado por um nutricionista, e é avaliado individualmente. Muitos suplementos são desnecessários quando se tem uma alimentação rica, equilibrada e saudável”.

Confira um bate-papo com o educador físico Marcio Atalla

Divulgação

Para a perda de peso saudável, quais seriam os exercícios físicos mais recomendados?

“As melhores atividades para quem quer emagrecer são as aeróbicas, que promovem maior queima de gordura. Bons exemplos são: natação, ciclismo, corrida, caminhada ou uso de aparelhos como escada, transport e corda de pular, que há nas academias”.

CONSULTORIA: Marcio Atalla, professor de educação física, com especialização em treinamento de alto rendimento, pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo)

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.