ESTILO DE VIDA

Confira sementes e grãos que controlam o peso

Pouco presente no cardápio das pessoas, as sementes e os grãos, sem dúvida são grandes aliados para aqueles que querem tornar a alimentação mais saudável.

None
Foto iStock.com/getty images

por Redação Alto Astral
Publicado em 26/08/2016 às 18:59
Atualizado às 20:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você conhece os benefícios das sementes ou dos grãos? Eles fazem parte do seu cardápio? Se não, deveriam fazer! Eles ajudam no controle do peso e previnem algumas doenças. Confira 3 exemplos!

lentilha

Foto Flávia Rivetti

Lentilha

As fibras encontradas nesse alimento contribuem para a redução do colesterol ruim (LDL), enquanto o magnésio, a vitamina B6 e o triptofano auxiliam na sensação de bem-estar. “A lentilha é um ótimo protetor cardíaco e contribui para a circulação sanguínea”, diz Talita Maciel, nutricionista. Além disso, como vários outros grãos, também é benéfico para o funcionamento do intestino, facilitando a perda de peso.

Sementes de linhaça, oléo de linhaça

Foto iStock.com/getty images

Linhaça

Essa semente ajuda a regular o funcionamento do intestino e, com isso, contribui para o emagrecimento, como explica Talita Maciel: “por ter a presença de lignanas em sua composição, as fibras formam um gel quando consumidas, aumentando a saciedade”. Além disso, previne algumas doenças cardiovasculares. Suas propriedades são ideais para as mulheres que sofrem com os efeitos da menopausa e com a tensão pré-menstrual.

Quinoa

Foto iStock.com/getty.com

Quinoa

“É uma boa opção para atletas ou para quem precisa aumentar a ingestão de proteínas diárias, como os vegetarianos”, ensina Talita. É rica em proteínas, fibras, vitamina B1 e B6 e ferro e auxilia no aumento da saciedade, ajudando no controle da glicemia sanguínea. Além disso, por ter ômegas 3 e 6 na sua composição, torna-se um aliado no combate a doenças cardiovasculares.

Saiba mais:

Dicas para aproveitar talos, cascas e sementes dos alimentos

Alimentos que controlam o colesterol e protegem o coração

5 alimentos que regulam o intestino e garantem bem-estar

Consultoria Talita Maciel, nutricionista