Confira o top 10 alimentos que combatem o inchaço

Causado por causa da retenção de líquidos na pele, conheça alguns alimentos que podem aliviar a sensação de inchaço no corpo

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 02/08/2016 às 18:19
Atualizado às 11:28

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

As causas do inchaço podem variar, mas na maioria dos casos, está associado a uma rotina de maus hábitos à mesa. “O inchaço se caracteriza pelo acúmulo excessivo de líquidos nos tecidos, que pode ocorrer em qualquer parte do organismo (inchaço generalizado) ou estar limitado a uma área específica do corpo (inchaço localizado)”, explica a endocrinologista Silvia Bretz.

Mulher, corpo lindo, suco verde

Foto Shutterstock.com

O inchaço decorrente da retenção de líquido, provocada pelo excesso de água no corpo, manifesta-se na região da barriga, pés, coxas, mãos, tornozelos e mamas. Outras causas podem ser pelo acúmulo de gases no corpo e a prisão de ventre. Portanto, investir em uma alimentação equilibrada é fundamental para lidar com esse problema.

O TOP 10!

1. Hortelã: na disputa contra a barriga inchada, a erva é uma boa opção porque ajuda na digestão e tem poder desintoxicante. É ideal para chá e também um ótimo tempero, seja em sucos de frutas ou salada.

2. Limão: a fruta, além de pouco calórica, é rica em vitamina C. Ele mantém a pele firme, pois estimula a produção de colágeno e age no corpo eliminando o inchaço.

3. Rúcula: rica em batacaroteno, e ômega 3, a verdura promove o bom funcionamento do intestino e possui um baixo valor calórico.

foto de suco e ao fundo várias abacaxis

Imagem giphy.com

4. Abacaxi: a fruta ajuda contra o inchaço porque possui uma enzima, a bromelina, que permite a melhor digestão de alimentos proteicos. E como apresenta bastante água e fibras, o abacaxi também auxilia o trabalho dos rins e o funcionamento do intestino.

5. Berinjela: o legume é outro exemplo rico em água e fibras, auxiliando na eliminação de excessos. Também é pouco calórico e sua casca possui antioxidantes que melhoram a circulação do sangue.

6. Couve: a verdura colabora para a eliminação de toxinas no organismo devido à presença de fibras e substâncias antioxidantes, além de prevenir diversos tipos de câncer. Muito usada em sucos verdes e detox, a couve também apresenta alto índice de ferro, o que ajuda contra a anemia.

7. Laranja: além de ser rica em vitamina C, o que a torna um poderoso antioxidante, o bagaço da laranja é rico em fibra solúvel, ajudando no trabalho do intestino.

gif de uma cebola sendo picada manualmente

Imagem giphy.com

8. Cebola: 90% da cebola é composta de água, o que auxilia na excreção e no combate ao inchaço. Ela tem poder diurético, sendo inclusive recomendada para pacientes com problemas renais.

9. Maracujá: o consumo diário da fruta conhecida pelo seu poder calmante ajuda a eliminar a retenção de líquido.

10. Uva: essa fruta é um laxante natural. Ela combate a prisão de ventre e ajuda no equilíbrio da flora intestinal, evitando a sensação de gases que acaba inchando a região abdominal.

Saiba mais: 

Os melhores shakes contra inchaço

Como equilibrar o cardápio vegetariano

Os benefícios da gordura boa

Consultoria Silvia Bretz, endocrinologista; Stela Basso, nutricionista