ESTILO DE VIDA

Confira 5 dúvidas relacionadas ao pilates!

Para quem não conhece ou vai começar praticar pilates, é importante tirar algumas dúvidas. Sendo assim, confira algumas perguntas sobre pilates.

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 05/09/2016 às 19:18
Atualizado às 20:58

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Já dizia Joseph Pilates: “hábitos incorretos são responsáveis pela maioria de nossas doenças”. Essa é a função do pilates, colaborar para o fim de algumas manias que só trazem prejuízos para a saúde do corpo.  E para quem vai começar praticar, confira 5 dúvidas comuns relacionadas ao pilates!

mulher praticando pilates

Foto Shutterstock.com

1 – Qual é a roupa ideal para praticar pilates?

Assim como qualquer atividade física, é fundamental que o aluno esteja confortável durante a aula de pilates. Roupas leves e apropriadas para ginástica são perfeitas para executar os exercícios. Dessa forma, é possível alongar o corpo e fazer qualquer movimento sem impedimentos.

2- Devo praticar pilates individualmente ou em grupo?

A médica e fisioterapeutaElaine de Markondes explica as diferenças entre as duas propostas: “a prática individual atende melhor as particularidades do praticante, proporcionando uma aproximação maior das suas necessidades. Em grupo, o atendimento é mais global e há maior socialização. Cria-se uma proposta de ritmo, velocidade e repertório. Sempre que possível, procure mesclar o atendimento individual com o de grupo, para que todos tenham a oportunidade de participar de grupos”.

3 – Como escolher o estúdio ou academia?

Se é estúdio ou academia não importa tanto. O mais importante é a qualificação do profissional.  “O fato mais importante é o nível de formação dos profissionais e sua constante atualização, tanto nos cursos de educação continuada do método como em outros métodos que agreguem valor à formação do profissional e que melhorem o seu trabalho como instrutor de pilates”, aconselha Elaine.

mulher fazendo alongamento

Foto Shutterstock.com

4 – É possível praticar pilates em casa, de forma autônoma?

Solaine Perini, presidente da Associação Brasileira de Pilates, alerta que a prática de pilates deve ser realizada com a orientação profissional adequada. “Por se tratar de um método que possui seus princípios norteados pela concentração, precisão e fluidez, para a obtenção de todos os benefícios esperados é fundamental que o acompanhamento seja realizado continuamente”, justifica.

5 – É uma boa opção para quem deseja sair do sedentarismo?

“São indicados para pessoas sedentárias que resolvem iniciar alguma atividade física, bem como para atletas de ponta de diversas modalidades. Os exercícios podem ser direcionados tanto para pessoas que apresentam dores musculares e desvios posturais, como para quem busca manter ou até mesmo melhorar o seu desempenho físico”, informa Solaine.

Saiba mais:

Causas e tratamentos para dores nas costas

Mande o estresse para longe!

Como combater a ansiedade na dieta?

Consultoria Elaine de Markondes, médica e fisioterapeuta; Solaine Perini, presidente da Associação Brasileira de Pilates