ESTILO DE VIDA

Confira 5 benefícios em praticar Pilates!

Não sabe por que o Pilates faz tão bem ao corpo? Então confira alguns benefícios que vão te ajudar a entender porque ele é excelente para a saúde!

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 05/09/2016 às 19:38
Atualizado às 15:19

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Se você desconhece os motivos do Pilates estar ganhando tanto adeptos todos os dias, confira 5 benefícios que vão te ajudar entender porque ele é tão recomendado!

mulher praticando pilates

Foto Shutterstock.com

1 – Traz mais flexibilidade

O Pilates trabalha a flexibilidade de uma forma global, principalmente aqueles músculos que vão se “encurtando” por causa da má postura no ambiente de trabalho ocasionada por horas a fio em frente ao computador.

2 – Reduz o índice de estresse

“Por ser uma atividade que prepara o corpo e a mente de forma equilibrada, o Pilates aparece como um importante aliado na redução do estresse. O método vai além do condicionamento dos músculos, da prevenção de lesões ou da correção da postura. A prática consciente e completa da respiração durante a execução dos exercícios leva ao completo controle da respiração. Uma respiração lenta e profunda reduz os níveis de cortisol (hormônio responsável por diversas funções, como o controle de inflamações e níveis de estresse) no sangue ao longo do tempo. O baixo nível de cortisol relaciona-se com a sensação de bem-estar”, explica a fisioterapeuta Ediléia Guimarães.

mulher praticando pilates

Foto Shutterstock.com

3 – Pode ser praticado com outras atividades

Se você é fã de corrida ou não abre mão da musculação, poderá também incluir o Pilates na rotina de exercícios. “Costumamos dizer que uma atividade complementa a outra e a escolha do que realizar primeiro só depende do aluno”, explica a fisioterapeuta da Academia Corpo Dez.

4 – Melhora o desempenho sexual

O método melhora o desempenho sexual, ao fortalecer a musculatura do assoalho pélvico e permitir que a mulher consiga ficar mais tempo em uma posição ou atinja orgasmos mais intensos. Além disso, o Pilates melhora a flexibilidade dos quadris e a percepção corporal.

mulher praticando pilates

Foto shutterstock.com

5 – Corrige a postura

Nem sempre o espelho nos mostra o quanto ficamos encurvados ao longo do tempo. Diversos fatores podem ocasionar problemas posturais, como a baixa autoestima, vida sedentária, ausência de força muscular e atividades que exigem que a pessoa fique muito tempo sentada. Como o alinhamento postural é essencial em cada exercício, o Pilates corrige e melhora a postura global.


Saiba mais:

Meditação: prática que pode estimular sua inteligência

Vá de bicicleta: 7 benefícios que irão convencer você a aderir à prática!

Descubra o seu horário ideal para praticar exercícios

Consultoria Ediléia Guimarães,  fisioterapeuta