ESTILO DE VIDA

Você sabe como os animais se comunicam? Descubra aqui!

Por meio de sons, carícias e estímulos elétricos, os animais transmitem suas mensagens para outros. Descubra ainda como diferenciar brigas de brincadeiras!

None
Golfinhos emitem ultrassons, que são imperceptíveis para o ouvido humano, e localizam suas presas por meio dos ecos. Esse sistema se chama ecolocação e também é usado pelos morcegos (FOTO: Shutterstock Images)

por Redação Alto Astral
Publicado em 02/06/2017 às 14:48
Atualizado às 13:41

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Os animais podem se comunicar por meio de vários sinais. Eles podem ser químicos (que dependem do olfato e do paladar), acústicos (sons), visuais (cores, luminosidade e movimentos), táteis (carícias) e elétricos.

Alguns mamíferos, como os cervos e as hienas, por exemplo, delimitam o território com seu odor. Os caranguejos, por outro lado, agitam suas pinças fazendo muito barulho quando outro caranguejo se aproxima do seu pedaço. Alguns macacos se abraçam para demonstrar amizade e carinho, enquanto espécies de peixes usam sinais elétricos para se orientar, agredir ou paquerar.

Quais as funções mais importantes da comunicação animal?

Os principais objetivos são reunir animais de sexos opostos na época da reprodução, fixar limites territoriais, informar sobre uma fonte de alimento ou algum perigo e estabelecer relações de poder.

Quando brincam, os animais nunca mostram os dentes ou arqueiam o lombo. E também não escondem o rabo entre as patas. Assim, quando os movimentos são exagerados e repetitivos, significa que estão se divertindo. Ou seja, pode ficar tranquila, pois eles não estarão brigando, apenas desenvolvendo a comunicação animal!

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Alto Astral