Connect with us

O que você está procurando?

Há quem exagere nas refeições e coma até sem estar com fome. Fique atenta, pois essa compulsão alimentar pode ser um sinal de problemas psiquiátricos!
- FOTO: Shutterstock.com

Compulsão alimentar pode ser doença

Há quem exagere nas refeições e coma até sem estar com fome. Fique atenta, pois essa compulsão alimentar pode ser um sinal de problemas psiquiátricos!

Compulsão alimentar, além de ser um descontrole impulsivo, não mexe apenas com a silhueta, mas com a saúde em geral, já que pode levar a problemas cardíacos e metabólicos, como o diabetes e a hipertensão, que colocam a vida em risco. Além disso, em casos mais graves, ele pode estar relacionado a problemas psiquiátricos, como o transtorno bipolar.

mulher ataca geladeira: isso é sinal de compulsão alimentar

FOTO: Shutterstock.com

Comer gera alegria e bem-estar

Segundo Diego Tavares, psiquiatra, o nosso cérebro possui um sistema de recompensa e alguns alimentos, principalmente os carboidratos, os açúcares e gorduras, liberam enzimas que causam bem-estar. Em pessoas com propensão a transtornos mentais, a compulsão pode ser causada justamente pela busca incessante do cérebro por essas “recompensas”. Segundo o psiquiatra, “a pessoa fica viciada em açúcar como se vicia em drogas, por exemplo. É preciso fazer um tratamento para reequilibrar a química cerebral”, conta o psiquiatra.

SAIBA MAIS:

Saiba o que é o transtorno bipolar

5 passos para mudar os hábitos e emagrecer de vez!

Hormônios que regulam a fome

De acordo com o especialista, a fome é regulada por um hormônio chamado grelina, que sinaliza para o hipotálamo, região do cérebro responsável por programar o circuito cerebral da fome, de que é hora de se alimentar. “Uma combinação de líquidos, cafeína, vitaminas e carboidratos compõe a quantidade ideal de energia que os neurônios precisam para funcionar adequadamente. É nessa região cerebral que o apetite é regulado. Ali, os níveis sanguíneos de glicose e insulina e os hormônios grelina e leptina são monitorados para avaliar se o organismo tem calorias e nutrientes suficientes para funcionar ou não”, afirma.

Compulsão pode ser sinal de bipolaridade

O médico explica que a compulsão alimentar pode ser um problema ainda mais grave, principalmente quando a avaliação é restrita apenas à impulsividade alimentar. Isso porque pode existir um descontrole em várias outras áreas da vida que desregula o humor e os impulsos, como o transtorno bipolar. “O descontrole ocorre em áreas do cérebro que são responsáveis por cada um dos nossos atos e, como potencializam o impulso por comida, enfraquecem os centros da saciedade e faz a pessoa comer descontroladamente”, afirma.

Solução contra compulsão alimentar

Tratar a compulsão alimentar é possível sem necessariamente deixar de comer. “É preciso converter a vontade absurda de comer em amor próprio. Tem que gostar de si para poder controlar o apetite. Além disso, a ingestão de frutas, verduras e legumes ajuda a aumentar a saciedade e fazer o cérebro achar que está comendo mais, quando, na verdade, está ingerindo menos calorias”, ensina o médico. Se você perceber algum sinal do problema, procure um médico especializado que poderá fazer o diagnóstico correto e indicar a melhor forma de tratamento.

Advertisement

Estilo de vida

Os brasileiros consomem pouca quantidade de salada, enquanto comem carnes gordurosas em excesso. Esses hábitos podem influenciar negativamente na saúde.

Estilo de vida

A camomila é uma erva saborosa e bastante consumida no Brasil. Dentre seus benefícios, estão o poder calmante, o combate a males digestivos e muito mais!

Estilo de vida

O uso abusivo e sem prescrição médico de alguns antiácidos pode aumentar o risco de problemas cardíacos, segundo pesuqisa divulgada recentemente

Estilo de vida

Confira dicas com o Dr. Bactéria e esclareça as dúvidas mais frequentes relacionadas à higiene da casa, dos alimentos e muito mais!

Estilo de vida

O chá de hibisco é um ótimo aliado de quem precisa emagrecer com saúde e de forma definitiva! Aposte nessa receita fácil e prática.

Estilo de vida

O antibiótico é um tipo de medicamento capaz de combater bactérias que causam doenças mais graves. Porém, só pode ser adquirido com receita médica.

Estilo de vida

Sabia que o descontrole de emoções pode desencadear sintomas físicos e até mesmo alguns problemas graves de saúde? Confira a seguir

Estilo de vida

O açúcar é muito consumido, mas não são todas as pessoas que sabem que esse ingrediente apresenta mais de uma versão. Confira as principais!