ESTILO DE VIDA

Compulsão alimentar: confira 4 respostas sobre o tema

A compulsão alimentar pode levar a doenças como obesidade e diabetes, por isso, é importante saber se controlar. Saiba mais sobre o tema!

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 14/09/2016 às 19:03
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A compulsão alimentar é caracterizada pela alta ingestão de alimentos em um curto período de tempo. É como se a pessoa perdesse o controle diante da comida. Se não controlado, pode levar a doenças como obesidade e diabetes, que estão diretamente relacionadas aos hábitos alimentares. Que tal saber mais sobre esse problema?

Mulher, branca, sozinha, linda, sorrindo, analisando comida

Foto Shutterstock.com

1 – Quem tem compulsão tem as mesmas sensações que uma pessoa com fome?

“Não. A compulsão alimentar pode ocorrer mesmo sem a pessoa estar com fome e mesmo que tenha comido a pouco tempo”, diz a nutricionista Thaianna Velasco.

2 – Por que a pessoa tem o sentimento de culpa? Esse pode ser um indício de que não se trata só de fome?

“Porque a pessoa tem a noção de que se excedeu, mas não tem controle da situação. Não consegue parar de ingerir alimentos, mesmo sentindo culpa e muitas vezes desconforto. A compulsão é uma doença séria e a simples ‘culpa’ após alimentar-se não caracteriza nada! Para que haja realmente um indício, ela deve estar associada a outros sintomas, como a ingestão muito alta de alimentos mesmo sem fome, comer muito depressa e sem controle ou comer escondido”, esclarece.

3 – Por que quando comemos muito rápido, continuamos com fome?

“Pelo simples fato de que a maioria dos hormônios que regulam o mecanismo da saciedade são ativados na mastigação e demoram de 10 a 30 minutos após o início as refeição. O tipo de alimento também influencia, sendo que proteínas e gorduras estimulam a saciedade”, conta a especialista.

Saiba mais:

10 motivos para você começar a amar a dieta!

Alimentos que eram vilões e agora são permitidos na dieta

Diet ou light? Entenda esses e outros vocabulários da dieta!

4 – Alguns fatores externos também contribuem para o surgimento da fome, como o cheiro da comida? Ou isso é um sintoma de compulsão?

“A fome é fisiológica, ou seja, mecanismos endógenos (do próprio corpo) são responsáveis por essa sinalização. Fatores externos, como visualizar ou cheirar a comida, pode gerar a vontade de comer, mesmo que já tenha se alimentado e esteja satisfeito. As pessoas nutricionalmente, hormonalmente e psicologicamente equilibradas sabem diferenciar isso, passando tranquilamente por esses instintos sem a necessidade de comer novamente ou ficarão satisfeitos com uma pequena porção. O problema está em como você responde a esses estímulos!”, finaliza a profissional.

Texto Amanda Araújo | Consultoria Thaianna Velasco, nutricionista