ESTILO DE VIDA

Compras: aprenda a fazer mercado sem gastar o desnecessário!

Veja dicas que vão ajudar você a fazer compras no supermercado de forma mais consciente, economizando dinheiro e garantindo uma alimentação saudável

None
Foto Istock.com/Getty images

por Redação Alto Astral
Publicado em 20/10/2016 às 16:30
Atualizado às 20:54

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Ir às compras é um ato tão natural que está embutido na rotina. É até normal frequentar o mercado algumas vezes durante a semana, antes mesmo de fazer a compra do mês, afinal sempre falta alguma coisinha. São nessas pequenas compras, que o dinheiro vai embora sem que você se dê conta. Isso, pode trazer consequências negativas para a saúde e para a carteira. Para evitar desagradáveis surpresas, tanto na balança quanto no bolso, confira algumas dicas!

corredor de um mercado

Foto Istock.com/Getty Images

NÃO TENHA PRESSA

O tempo é fundamental. Não vá com pressa, pois corre o risco de ter que voltar mais tarde para comprar o que esqueceu e dessa forma, você pode acabar comprando mais do que precisa.

FAÇA PESQUISA DE PREÇOS

Antes de partir para o supermercado consulte os produtos dos folhetos de todos os supermercados da zona onde mora. Se tiver grandes diferenças de preço, perca parte do seu dia, mas compre cada coisa que você precisa, onde é mais barato.

COMPRA SAUDÁVEL

Na hora de encher o carrinho tenha em mente que todos os alimentos são necessários para o bom funcionamento do nosso organismo. Como explica o nutricionista Rodrigo Abreu: “não existem alimentos ‘bons’ ou ‘maus’, apenas há alimentos que devemos comer mais vezes ou em maior quantidade e há aqueles que devemos comer em menor quantidade ou raramente”. O ideal é não abrir mão de algo essencial para comprar o supérfluo.

mulher fazendo compras

Foto Istock.com/Getty images

VÁ SOZINHA

Tente não levar os seus filhos. As crianças podem te fazer perder a paciência e, assim, comprar as coisinhas extras de que realmente não necessita.

NÃO FAÇA AS COMPRAS COM FOME

Não vá as compras de estômago vazio. Isso, te influência comprar o que parece apetitoso, mas, na realidade, não é. Escolha períodos após as refeições principais. Na hora de comprar um produto leia os rótulos. Compare os ingredientes de outros que são semelhantes e veja quais são os mais nutritivos.

NÃO SEJA IMPULSIVA

Tenha atenção ao olhar os alimentos na prateleira. Muitos dos itens mais baratos e menos calóricos nem sempre estão à vista. As promoções são ótimas, mas veja primeiro se o preço compensa, tendo especial atenção à data de validade. “Há muitos produtos que estão em promoção por estarem próximo do limite do seu prazo de validade”, alerta o técnico.

SEJA PRECAVIDA

Leve sacos de plástico de casa. Alguns supermercados cobram por eles e não custa nada fazer esse esforço. Pelo bem da sua carteira e do ambiente!

Consultoria Rodrigo Abreu, nutricionista

LEIA TAMBÉM: