Connect with us

O que você está procurando?

Psicólogo dá dicas de como tirar de letra essa fase de adaptação após a licença-maternidade. Veja como lidar com o trabalho depois de ter filhos!
- Foto Shutterstock.com

Como voltar à rotina após a licença-maternidade

Psicólogo dá dicas de como tirar de letra essa fase de adaptação após a licença-maternidade. Veja como lidar com o trabalho depois de ter filhos!

Ser mãe é uma das maiores dádivas da vida. Carregar o fruto do amor dentro do próprio corpo por nove meses é uma das melhores sensações que uma mulher pode sentir. A ligação entre mulher e filho é tão grande que, após o nascimento do bebê, muitas mamães passam por uma certa dificuldade para voltar à rotina.

Foi pensando nisso que conversamos com o psicólogo Alexandre Bez, que falou sobre os preparativos físicos e emocionais para se readaptar ao dia a dia!

Como voltar à rotina após a licença maternidade

Shutterstock

Como se readaptar após a licença-maternidade

Para retornar à rotina é preciso estabelecer um foco. Se o seu foco é continuar o mesmo ritmo de trabalho e estudo, precisará deixar seu bebê em um local de confiança. “Deixar a criança em um local seguro transmite tranquilidade para que a pessoa possa trabalhar despreocupada”, explica o psicólogo.

Para isso, você têm três opções: creche, babá ou escolinha. Não existe uma opções correta, podendo variar de família para família. O melhor caminho é analisar as três alternativas e escolher conforme a disponibilidade financeira e a credibilidade do lugar.

Interagir com seu estado mental e não passar desespero para a criança é de extrema importância. É nessa fase que a personalidade do bebê começa a ser moldada. “Ele tem que entender que um dia a mãe vai se separar dela”, enfatiza Alexandre. É papel da mãe entender que essa é uma fase que precisa ser superada. Ficar longe por algumas horas é um mal necessário.

Dicas para melhorar o dia a dia

Leite materno garante nutrientes que ajudam no desenvolvimento infantil

FOTO: Liquid Library Other Imagens

 

Nesse momento de adaptação, aproveite as dicas do psicólogo:

-Converse com outras mães para tirar dúvidas;
-Não conte as horas regressivamente, não se desespere;
-Curta suas atividades sem neurose;
-Dedique um tempo ao seu marido. Ele também é parte dessa família, da mesma forma que ele também deve ajudar com esse período de adaptação;
-Permita que o bebê fique um tempo sozinho, supervisionado;
-Permita-se voltar à rotina. Você não será menos ou pior mãe por causa disso.

 

LEIA TAMBÉM

 

Advertisement

Estilo de vida

Parecem sinônimos, mas na verdade, suas personalidades são bem diferentes. Faça o teste e saiba se você é tímida ou introvertida!

Estilo de vida

Aprenda a lidar com as derrotas e superar os obstáculos da vida: veja 8 dicas para transformar os fracassos em aprendizados!

Entretenimento

Começou a chover e você está preso em casa com aquele tédio? Sem problemas! Separamos 10 coisas para fazer e se divertir até a chuva passar. Veja!

Estilo de vida

Sabe aquele ex que você não consegue esquecer ou aquelas roupas que você precisa doar? Existem várias maneiras de desapegar do que deveria ficar no passado.

Estilo de vida

Está desconfiada que o seu parceiro anda mentindo para você? Com a ajuda da psicologia a lorota será revelada: veja como detectar uma mentira!

Estilo de vida

O desemprego já atingiu milhões de pessoas no país nos últimos meses e, muitas vezes, ficamos perdidos em como recomeçar. Veja dicas para lidar com isso!

Moda & Beleza

O monocromático está com tudo! Confira as produções com look total white para se inspirar e perder o medo de usar branco com branco

Estilo de vida

Revelamos o lado bom de sentir inveja – dá para usar esse sentimento tão condenável a seu favor! Explicamos de que forma isso ocorre