ESTILO DE VIDA

3 dicas para usar o micro-ondas com segurança

Veja dicas práticas para usar o micro-ondas de maneira correta e evite que bactérias e outros organismos se proliferem e causem doenças!

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 21/10/2016 às 12:46
Atualizado às 20:54

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Alguns detalhes do micro-ondas comprometem a qualidade dos alimentos e ainda prejudicam o cozimento da refeição. O aviso parte de um artigo recém-divulgado pela Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, que alerta sobre a necessidade de usar corretamente o eletrodoméstico para evitar alguns “pontos frios” e facilitar a sobrevivência de bactérias nocivas. “Para conseguir um cozimento perfeito o conselho é organizar os itens de maneira uniforme em um prato coberto e, se necessário, adicionar um pouco de líquido (água ou molho) para evitar que as bactérias continuem vivas”, orienta o chef de cozinha Celso Fortes, que desenvolveu um aplicativo chamado Chef Micro-ondas. A tecnologia disponível para smartphones Android e iOS oferece desde dicas de segurança até uma função “Geladeira”, capaz de apontar qual combinação de ingredientes pode ser feita pelo usuário na hora. Veja outras dicas do especialista!

mão apertando botão do micro-ondas

FOTO: Shutterstock

1. Temperatura do micro-ondas

Dependendo da complexidade do prato preparado no micro-ondas é importante usar um termômetro de alimentos para testar a comida em vários pontos e assim ter certeza de que ela chegou ao grau recomendado para destruir bactérias e outros organismos patogênicos que podem causar doenças de origem alimentar.

2. Tampas e vedações

Lembre-se de cobrir o prato com uma tampa ou um plástico filme. A libera- ção de ar quente ajuda a destruir bactérias prejudiciais e garante um cozimento uniforme. Também é importante deixar espaço suficiente entre a comida e o topo do prato de modo que plástico não toque a comida. Afrouxar ou ventilar a tampa permite que o vapor saia. Outra boa ideia é adotar sacos próprios para o cozimento. Além de mais seguro permite um preparo mais completo dos pratos.

3. Potência

Para descongelar, a recomendação do órgão de saúde dos Estados Unidos é pressionar o botão correspondente a “descongelar” e iniciar o processo a 30% da potência. O passo dois é “girar” a comida para facilitar o processo no forno micro-ondas. Para cozinhar, é necessário analisar caso a caso. A dica geral é: use o mínimo de tempo de cozimento dado para fornos de alta potência; use o tempo máximo de cozimento para fornos lentos.

LEIA MAIS: