Connect with us

O que você está procurando?

A couve é uma verdura superversátil e pode ser preparada de inúmeras maneiras diferentes, para agradar até os paladares mais exigentes!
- couve

Como preparar couve: dicas para usufruir ao máximo dela!

A couve é uma verdura superversátil e pode ser preparada de inúmeras maneiras diferentes, para agradar até os paladares mais exigentes!

Com folhas vistosas, verdes e oferecendo uma versatilidade incrível para a preparação de pratos saborosos e repletos de saúde, a couve, certamente, é uma das verduras que mais se destacam no meio nutricional. As suas propriedades, fortemente destacadas nas matérias anteriores, desempenham ações benéficas para todo o organismo, fator que faz dela um superalimento. Então, para não perder nenhum benefício oferecido por ela, aproveite as dicas a seguir de como preparar couve e bom apetite!

couve

A maneira com qual você higieniza, armazena e prepara a sua couve influencia diretamente no seu efeito na saúde. FOTO: Istock.com/GettyImages

A atenção já começa na feira

Para selecionar a couve que vai levar para casa, opte por aquelas com as folhas mais verdes e inteiras – as amareladas e com buraquinhos devem ser deixadas de lado. Dessa forma, tanto as propriedades quanto o próprio alimento têm uma durabilidade maior.

 

Como devo guardar a couve?

Ela precisa sempre ser armazenada na geladeira, para que as folhas não murchem facilmente. Já se a quantidade comprada foi grande e você não quer perder as folhas, uma boa dica é congelá-las. A melhor maneira de fazer isso é aplicando uma espécie de “choque térmico”, como explica a nutricionista Mariele Mercato. “O processo consiste em jogar a folha em água fervente por alguns segundos e depois passar pela água gelada”.

couve

A versatilidade da couve oferece uma grande possibilidade de preparo do alimento no dia a dia. FOTO: Istock.com/GettyImages

Higienização: um passo fundamental

Por conta da agressividade com a qual os agrotóxicos atuam no organismo, é sempre recomendado optar pela couve orgânica que, embora seja um pouco mais cara, não oferece riscos à saúde – em excesso, os agrotóxicos podem desencadear deficiências neurológicas diversas, alguns tipos de câncer, alterações no sistema nervoso, esterilidade masculina, dentre outros problemas. Em relação à lavagem do alimento, o ideal é esfregar delicadamente cada folha em água corrente e, posteriormente, deixá-las de molho por algumas horas em uma solução composta por 1 litro de água e 1 colher (café) de água sanitária, já que, dessa forma, possíveis micro-organismos presentes nelas são eliminados. Na parte de hortifrúti dos supermercados, por exemplo, pode-se encontrar soluções prontas e próprias para esse tipo de limpeza. Vale escolher o que for mais prático e aderir ao dia a dia essa limpeza mais segura e eficaz dos seus alimentos!

Facilite seu dia a dia!

*As folhas da couve são ótimas para o preparo de massas verdes, na composição de sucos, refogadas e em saladas. A estrutura dela possibilita que o sabor fique ainda mais evidente.

*Falando em refogada, uma boa pedida é couve “abafadinha” com azeite, alho e pimenta do reino. A receita pode acompanhar desde uma feijoada até um prato mais leve.

*As folhas podem ser rasgadas quando seu destino é o liquidificador, ou picadas em tiras bem finas na salada. Tanto no suco como na salada, o limão é um ótimo casamento.

*Outra opção para deixar a rotina mais rápida é preparar gelos de couve, os quais podem ser acrescentados aos sucos com ou sem a folha de couve fresca. Para preparar, rasgue as folhas já limpas e sem os talos e leve ao liquidificador, com água suficiente para cobri-las. Bata até ficar homogêneo. “Essa pasta não deve ser nem muito grossa, nem muito rala. Em seguida, é só colocar o preparo nas forminhas de gelo e congelar”, ensina Mariele.

 

 

LEIA TAMBÉM

Consultoria:  Mariele Mercato, nutricionista
Advertisement

Estilo de vida

Potável, termal, mineral, com gás, entre outras... Confira quais são os principais tipos de água, suas características e importância de consumir o líquido!

Estilo de vida

Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe), a enxaqueca atinge mais as mulheres devido a problemas hormonais. Saiba mais!

Estilo de vida

A vitamina A é responsável por muitas atividades do organismo, sendo a saúde dos olhos a principal delas. Conheça mais propriedades!

Estilo de vida

Essencial para a produção do colágeno, as propriedades da vitamina C ainda ajudam sua saúde em diversos fatores que vão bem além da gripe

Estilo de vida

Os alimentos industrializados são grandes vilões na dieta de quem quer melhorar o cardápio. Confira algumas dicas de como fugir deles!

Estilo de vida

O diabetes tipo II pode ser combatido com uma dieta saudável e exercícios físicos regulares. Saiba o que mais você pode fazer para evitar o problema

Estilo de vida

Hipotireoidismo pode causar depressão? Engorda? Apenas mulheres podem ter o problema? Tire suas dúvidas sobre tireoide nessa matéria!

Estilo de vida

Conheça cinco mitos e verdades a respeito das vitaminas e passe a consumi-las, todos os dias, da melhor maneira para você!