Connect with us

O que você está procurando?

A compulsão alimentar é uma doença e precisa ser tratada com seriedade. Mas, afinal, como surge esse problema? Veja a seguir!
- FOTO: Shutterstock

Como nasce o vício por comida? Descubra, já!

A compulsão alimentar é uma doença e precisa ser tratada com seriedade. Mas, afinal, como surge esse problema? Veja a seguir!

Comer é uma necessidade humana, não tem como questionar. É através da alimentação que o corpo consegue os nutrientes indispensáveis para manter todo o organismo funcionando da maneira certa. Contudo, em algumas pessoas, essa necessidade acaba se transformando em um problema sério: a compulsão. Portanto, quando comer deixa de ser algo normal e passa a ser um vício, é hora de buscar ajuda para combater essa doença antes que outras complicações apareçam. Mas você sabe como a compulsão alimentar surge?

vicio comida lanches refrigerantes massa

FOTO: Shutterstock

 

Cérebro em cena

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que a compulsão por comida tem a mesma raiz de vários outros tipos de vícios. Assim, uma pessoa que é viciada em jogos ou em álcool é afetada da mesma forma que aquela que não consegue se controlar diante dos alimentos. O fato é que o ser humano começa a fazer as coisas porque elas são recompensadoras – muito embora, com o tempo, elas se tornem excessivas e acabem se transformando em um hábito.

Muitas pessoas sofrem com a compulsão alimentar: elas comem não porque sentem fome, mas porque esse ato é mecânico. Mesmo sabendo das consequências negativas de consumir mais alimentos do que o necessário (como obesidade, colesterol alto ou depressão), o vício não permite que o comportamento seja alterado. E a explicação para esse condicionamento é científica: pense em alguém que seja alcoólatra. Na ausência de algum vício, o cérebro produz mais dopamina – um neurotransmissor ligado a sensação de prazer – quando ele bebe ou cheira o vinho. Nesse caso, a própria dopamina representa o prazer que a pessoa sente. Já nas situações de vício, os picos de dopamina surgem no momento em que o indivíduo vê a garrafa ou o copo de bebida alcoólica, ou seja, é uma resposta puramente à expectativa de algo.

É exatamente isso que acontece quando um indivíduo que sofre com a compulsão alimentar vê um prato de comida. Em vez de aproveitar a refeição e sentir prazer com o sabor dos alimentos, ele não consegue parar de comer e não desfruta do momento. Está apenas condicionado a ingerir mais e mais.

 

desenho cerebro

FOTO: Shutterstock

 

Possíveis causas para o vício

Acredita-se que haja um conjunto de fatores hereditários, ambientais e socioculturais que levam o indivíduo a apresentar o transtorno de compulsão alimentar. “Pode vir associado em indivíduos com transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade, podendo também estar presente em pessoas com transtorno bipolar”, explica a endocrinologista Flávia Ribeiro Funes. De acordo com a profissional, também há indícios que afirmam que fatores ambientais são capazes de influenciar no surgimento e desenvolvimento da doença.

Além do fato do próprio ambiente possibilitar o aparecimento da compulsão alimentar, existem algumas doenças genéticas que causam esse distúrbio, pois há um defeito reconhecido no sistema de saciedade localizado no hipotálamo. Desse modo, a pessoa não consegue controlar sua fome e nem o impulso de comer. “Além disso, também existem fatores hereditários que estão relacionados a compulsão alimentar”, acrescenta a profissional.

Mulher  comendo bolo chocolate

FOTO: Shutterstock

 

Alicerce fundamental

O apoio familiar e de amigos é sempre muito importante para tratar qualquer transtorno ou doença. E com o vício em comida não seria diferente, ainda mais porque, para as pessoas que não sofrem com esse tipo de compulsão, é muito difícil entender o motivo pelo qual o paciente ‘não come um pouco e para’, além do julgamento de ‘falta de força de vontade’. “Quando membros da família conseguem ter hábitos saudáveis, fica mais fácil para quem quer e precisa melhorar buscar alternativas para isso. O oposto também é verdadeiro. Ou seja, é bem mais difícil para alguém que se conscientizou que precisa melhorar e não tem onde apoiar-se na família”, afirma o médico com especialização em Acupuntura, Mauro Carbonar. Dessa forma, é necessário que haja diálogo e compreensão por parte dos envolvidos para que o distúrbio seja combatido com maior eficácia.

 

 

TEXTO Larissa Mortari

CONSULTORIA Flávia Ribeiro Funes, endocrinologista; Mauro Carbonar, médico com especialização em Acupuntura

 

 

LEIA TAMBÉM

Faça o teste e descubra se você tem compulsão alimentar

Identifique seu tipo de fome e emagreça

O que comer para ganhar massa magra

Advertisement

Mundo místico

Reze com muita fé e agradeça aos Céus por todas as bênçãos já concedidas a você. A gratidão só fortalece ainda mais nossa fé

Mundo místico

Intensifique sua súplica aos Céus com a Novena das Mãos Ensanguentadas de Jesus. Ela é poderosa e irá ajudá-la em sua conexão com o Divino.

Mundo místico

Os nomes bíblicos são muito poderosos e muito usados por fiéis em todo o mundo! Conheça quais são os mais famosos e entenda seus significados! Leia mais

Mundo místico

cê sabia que nossa alma pode ficar doente? Entenda mais sobre o que a Doutrina Espírita diz sobre esse assunto

Mundo místico

É muito importante agradecermos por todo o alimento que está em nossas mesas. Para isso, faça uma oração antes e depois de cada refeição

Estilo de vida

Aposte em atitudes simples do dia a dia que podem ajudá-la a acelerar o metabolismo e, consequentemente, emagrecer com saúde!

Estilo de vida

Confira receitas de bebidas que emagrecem e são deliciosas: sucos, shakes e frapês de dar água na boca para ajudar você a conquistar o corpo dos sonhos

Estilo de vida

A dieta da detoxificação tem como objetivo eliminar as toxinas do corpo e ajudar a emagrecer. Por isso, trouxemos receitas detox deliciosas para ajudar você