10 dicas para fazer o seu bebê dormir sozinho no berço (e no quarto!)

Você enfrenta problemas ao fazer o seu filho dormir? Confira dicas de como fazer o bebê dormir sozinho no quarto e ensine a autonomia desde cedo!

None
Foto: Reprodução/Instagram

por Redação Alto Astral
Publicado em 27/01/2017 às 15:53
Atualizado às 13:33

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Recentemente, a atriz Fernanda Machado se envolveu em uma polêmica na internet após publicar um vídeo de seu bebê, Lucca, dormindo sozinho no berço. Alguns internautas ficaram descontentes com a situação (em que o menino ficava em pé sozinho durante o vídeo, sem que Fernanda intervisse) e disseram que a atriz estava “torturando” o seu filho, de apenas um ano e sete meses.

Chateada com a situação, Fernanda se explicou sobre o  fato. “Desde quando colocar um bebê pra dormir no berço é crime?!“, escreveu, no início da legenda. Confira abaixo o vídeo criticado pelos internautas e a legenda da atriz:

À todas as mães que já foram julgadas… – Desde quando colocar um bebê pra dormir no berço é crime?! Ontem postei um vídeo do Lucca dormindo em pé no berço. Ele sempre vai pro berço depois do mamá, sonolento, mas acordado, e lá ele brinca, faz uma ginástica do sono que eu adoro assistir pelo monitor. E antes da soneca da tarde de ontem, no meio dessa ginástica ele levantou e tava tentando se equilibrar dormindo, sem choro, só tentando ficar em pé enquanto dormia, coisa mais fofa. Mas fui acusada de estar torturando meu filho, deixando ele sozinho no berço, de estar colocando ele em risco, de não amá-lo, de não dar colo. Eu acho lindo a cama compartilhada, tentei nos primeiros meses, mas eu não conseguia dormir de medo de sufocar meu bebê. Por isso desisti dessa opção e o Lucca foi pro berço, mas isso não quer dizer que eu não amo meu filho, que não dou colo pro meu filho, que não atendo meu filho quando ele precisa. O Lucca dorme a noite toda desde os 4 meses, no berço dele, no escurinho e no silêncio do quarto dele, sem tortura alguma, isso aconteceu de uma maneira natural. Eu acredito que dormir cedo, no quarto dele, no silêncio e no escuro, são hábitos saudáveis de sono, e não tortura e nem falta de amor. Não sou a mãe perfeita, nem quero ser, não preciso provar pra ninguém que sou boa mãe, só quero dar o meu melhor pra ele, amar e curtir cada segundo do crescimento dele. A cada minuto que passa ele me ensina que eu nada sei e que a única certeza é o AMOR! Meu maior sonho era ser mãe, por isso resolvi abrir mão de muita coisa da minha vida para ser mãe em tempo integral, para estar 100% do lado dele, porque é o que o meu coração me pede, é maior do que qualquer outra coisa. E nessa jornada como mãe, não me faltam dúvidas, mas também não me falta amor pra dar, tenho me doado de corpo e alma, dou muito colo, amamento há 19 meses em livre demanda e desde que ele nasceu a única pessoa que o coloca pra dormir sou eu, ele nunca foi dormir sem o peito, sem o meu colo, sem o meu carinho, o que muitos acham um exagero pra um bebê da idade dele, mas a verdade é que amor nunca é demais! – #maternidade #julguemenos #apoiemais ❤️

A video posted by Fernanda Machado (@realfemachado) on

De fato, criar um bebê com autonomia para dormir sozinho é extremamente complicado. O ideal é que aos seis meses a criança já esteja dormindo sozinha no quarto, mas a realidade é bem diferente. Afinal, é quase impossível resistir à carinha angelical que eles fazem quando querem algo, não é mesmo?

No entanto, é necessário que esse tipo de hábito seja criado, para evitar possíveis problemas e dificuldades de tirar a criança da cama dos pais no futuro. Portanto, confira abaixo 10 dicas de como fazer o bebê dormir sozinho:

10 dicas de como fazer o bebê dormir sozinho

como fazer o bebê dormir sozinho

Foto: Divulgação

Se o seu filho for recém-nascido…

1 – Deixe o bebê dormir sozinho

Quando chegar a hora do bebê dormir, coloque-o no berço ainda acordado e deixe com que ele durma sozinho. Evite fazê-lo dormir para depois colocar no berço ou carrinho. Se você acostumar agora, desde pequeno ele aprenderá a ficar sozinho no quarto para dormir.

2 – Brinque com ele

É saudável brincar diariamente com o bebê, já que receber carinho, conversar e brincar são algumas das atividades essenciais para uma criança recém-nascida. No entanto, não deixe o bebê esgotado, para que ele não durma por exaustão.

3 – Crie um clima de paz na casa

Não adianta querer que seu filho durma se a casa está agitada. Além disso, o bebê percebe e se comunica pelos sentidos, sendo assim, se a casa está agitada, é bem provável que o pequeno também vai estar. Portanto, crie um clima relaxado na casa.

4 – Controle a televisão

Muitas mamães colocam desenhos animados para distrair os filhos, e às vezes o tempo em que o bebê passa na frente da televisão acaba deixando-a agitada, fator que é prejudicial para o pequeno. Portanto, controle o tempo dos eletrônicos e em hipótese alguma deixe-o dormindo na frente da tevê.

5 – Não dê “voltinhas”

Não saia para dar uma volta com o seu filho no parque ou de carro para que ele possa dormir. Além de correr o risco de ele acordar quando chegar em casa, o bebê precisa acostumar com um local fixo e estático para dormir, (já que o seu berço é assim), além de que o objetivo é fazer o bebê dormir sozinho.

Se o seu filho já for maior…

6 – Fique com seu filho no quarto

como fazer o bebê dormir sozinho

Foto: Divulgação

Se o seu filho já é maior e está acostumado a dormir com você, será necessário que, nos primeiros dias, você fique com a criança no quarto até que ela adormeça e vá abandonando esse hábito aos poucos. Na segunda semana, por exemplo, passe só para dar boa noite. Durante a madrugada, reveze com o pai para levantar e conferir se está tudo bem com o pequeno, dar mamadeira, trocar fraldas, entre outras tarefas necessárias.

7 – Crie hábitos

Estipule um horário para a criança dormir e, cerca de uma hora antes comece a preparação para que ela entenda que está chegando a hora de dormir. Desligue os eletrônicos, coloque pijama, escove os dentes, e acompanhe a criança no quarto, até ela pegar no sono.

8 – Apague as luzes

Deixar luzes acesas prejudica o sono, principalmente quando se trata de crianças. Caso o seu pequeno tenha medo do escuro, coloque um abajur, tomadas iluminadas ou até uma segunda luz no ambiente, mais fraca.

9 – Seja firme

Não ceder às manhas é uma das dicas mais importantes de como fazer o bebê dormir sozinho. Pode parecer extremamente complicado deixar com que ele fique chorando e pedindo para dormir com os pais, mas se você abrir uma exceção, ele sempre vai procurar brechas para conseguir o que quer. Portanto, seja firme: uma hora o pequeno vai entender e desistir da manha.

10 – Não volte atrás

Por mais que seja difícil, é necessário não voltar atrás e não deixar que o seu filho durma com você novamente. Caso ele tenha um pesadelo ou esteja doente, vá até o quarto dele e, assim como na primeira dica, fique com ele até dormir. Com o tempo, a criança vai aprender a ter autonomia e vai se acostumar a dormir sozinha no quarto!

Consultoria: Revista Guia do Bebê Fisher Price, da Editora Alto Astral e livro Nana Nenê, dos autores Gary Ezzo e Robert Buckman

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.