Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
Conheça o método de emagrecimento que conquistou as famosas e pode ser realizado sem qualquer complicação. Entenda como fazer o jejum intermitente!
- Foto: Shutterstock

Saiba o que é jejum intermitente e como emagrecer de forma saudável

Conheça o método de emagrecimento que conquistou as famosas e pode ser realizado sem qualquer complicação. Entenda como fazer o jejum intermitente!

[PAGE TITLE]

Polêmico e aparentemente eficaz para a perda de peso, o jejum intermitente tornou-se famoso entre celebridades como a atriz Deborah Secco, que utilizou o método para eliminar os quilos que ganhou durante a gravidez. Mas, ao contrário do que muitos pensam essa prática não é nenhuma novidade.

Segundo o especialista em nutrição otimizada e emagrecimentoRodrigo Polesso, ela sempre foi algo comum entre as pessoas, só não tinha esse nome específico. Antes, era rotineiro ter duas ou três refeições por dia e nada mais. Hoje, é dito que precisamos comer a cada 3 horas ou até mais, dependendo do aconselhamento do profissional.

O profissional explica que, ao fazer o jejum intermitente, a técnica permite que o organismo tenha tempo de digerir as refeições de forma correta, queimando o açúcar e a gordura de má qualidade. Do contrário, se o corpo passa todo momento processando alimentos, ele sempre estará em estado anabólico e nunca conseguirá se reciclar.

E, afinal, o que é esse jejum intermitente?

Segundo Arlindo Fiorentin, estruturador do curso de Alimentação Generativa Ortobioenergética, o método mais usado é o chamado 16/8, que consiste em 16 horas de jejum, contra 8 horas de alimentação.

No período de 8 horas, não importa o número de refeições, nem a quantidade de alimentos ingeridos. Já no período de 16 horas, estão liberados o consumo de água, chás e café. Esse procedimento é indicado para principiantes que visam a maior perda de peso.

Mas, vale saliente que o melhor intervalo de ingestão e restrição calórica irá depender do perfil genético, hábitos alimentares atuais, rotina e resultados de diversos exames da pessoa. Existem intervalos que vão de 12 à 24 horas.

Benefícios

Ele previne doenças como a obesidade e o câncer, aumenta o tempo de vida, aumenta o nível de massa magra e melhora a composição corporal. Causa maior oxidação de gordura (queima), diminuição de colesterol LDL, redução dos níveis de insulina, modulação da inflamação e redução do estresse oxidativo.

Ainda gera uma melhoria da motilidade intestinal, redução da frequência cardíaca e pressão arterial, redução da leptina, redução de apetite e desejos por doces.

Quem pode fazer

É indicado para todas as pessoas que buscam melhoria na saúde geral. Porém, o jejum intermitente não é recomendado para indivíduos com histórico de distúrbios alimentares, grávidas, lactantes, crianças, pessoas com diabetes ou insulinodependentes e com distúrbios gástricos.

Idosos acima de 70 anos ou em circunstâncias de alto estresse, pessoas que realizam excesso de treino ou com necessidade de alta performance e pessoas que buscam o crescimento da massa muscular e ganho de peso, também não devem aderir ao método.

Como fazer jejum intermitente

Basicamente, no método 16/8, a pessoa pode fazer todas suas refeições dentro de uma janela de 8 horas por dia e passa 16 horas sem comer no total.

“Na prática, seria assim: você janta às oito da noite. Na manhã seguinte você pula o café da manhã e almoça ao meio dia. Dessa forma você passou 16 horas em jejum (contando a noite de sono). A partir do meio-dia, você poderia fazer todas suas refeições até às oito da noite, quando você teria seu jantar novamente. Esse modelo é flexível e pode ser adaptado para a rotina de cada um”, afirma Polesso.

O ideal é que, nos períodos de ingestão, haja uma dieta variada e equilibrada, com ingredientes saudáveis contendo todos os nutrientes essenciais. Nada de consumir besteiras ou calorias vazias.

E o mais importante: não é uma dieta!

Segundo Polesso, ao contrário do que muitas pessoas pensam, jejum intermitente não é uma dieta e, sim, uma reeducação alimentar. “Dieta é o que você faz nos momentos em que come, já o jejum ocorre justamente da ação de ficar períodos sem comer”, ressalta.

Leia também:

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Receitas

Perfeitos para uma entrada ou um aperitivo no happy hour, saiba quais são as melhores combinações de cerveja com queijo para degustar

Mundo místico

Quem nunca contou uma lorota ou aumentou uma história? Embora isso seja comum, algumas pessoas exageram na dose. Saiba quais são os signos mais mentirosos!

Receitas

Invista em temperos naturais para manter a saúde em dia, sem prejudicar o seu paladar, com as receitas de sal de ervas simples e rápidas de fazer

Moda & Beleza

Saiba mais sobre os benefícios e como usar o Reishi, o cogumelo queridinho das marcas de skincare para fazer produtos para a pele

Famosos

Conheça os famosos brasileiros que, na verdade, são de outro país e não nasceram aqui. Tem celebridades do EUA, da Europa e da América Latina.

Estilo de vida

Às vezes, algumas palavras podem fazer toda a diferença, principalmente para expressar sentimentos. Por isso, escolha uma destas frases de Dia dos Pais!

Casa & Decor

Manter a casa em ordem é também cuidar da higienização e da manutenção de móveis. Saiba como limpar o sofá com técnicas rápidas e baratas

Casa & Decor

Sujou, queimou ou manchou? Saiba como limpar panela encardida com truques simples e rápidos para que ela volta a ter um brilho natural