ESTILO DE VIDA

Como exercitar a autonomia infantil? Especialista responde!

Chega de criança mimada! Aprender como exercitar a autonomia infantil é uma atitude que deve ser colocada em prática pelos pais!

None
Liberdade com responsabilidade é a melhor forma de incentivar o desenvolvimento dos pequenos | FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 04/05/2017 às 08:44
Atualizado às 12:46

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Muitos pais se perguntam como exercitar a autonomia infantil sem ser permissivos demais: Mônica Pessanha, psicopedagoga e psicanalista de crianças e adolescentes, ensina!

Como exercitar a autonomia infantil

• A infância passa muito rápido. Aquele bebezinho tão indefeso logo transforma-se numa criança muito ativa cuja quantidade de energia passa a ser algo sobrenatural, e você, aos cacos, tenta acompanhar o ritmo deles.
• Esse parece ser o momento ideal para promover mais autonomia ao seu filho. Pode ser que ele ainda não esteja pronto para o jardim de infância ou para a escola maternal, mas existe uma infinidade de tarefas que você pode ajudá-lo a fazer. Tais tarefas vão de escovar os dentes a juntar e guardar os brinquedos espalhados pelo chão e, até mesmo, recolher roupas sujas e colocá-las no cesto. O importante é entender que, ao designar tais tarefas, é preciso levar em conta a idade da criança. No entanto, não tenha medo de incentivar seus filhos a cumpri-las.
• Em relação a isso, uma boa regra a cumprir como pais é nunca fazer algo que a criança possa fazer sozinha.

LEIA TAMBÉM: