Escovar os dentes dos animais evita problemas dentários

Cuidar de um pet vai além de banhos e vacinas. Escovar os dentes dos animais é importante para garantir a saúde bucal. Saiba como habituar seu bichinho!

None
Comece a cuidar dos dentes do seu pet o quanto antes | Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 05/06/2017 às 08:00
Atualizado às 12:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

De acordo com a Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (ABOV), 85% dos animais domésticos adultos apresentam algum problema dentário. Por isso, os bons cuidados na manutenção da saúde bucal são muito importantes para os bichinhos. A veterinária  Natalia Mazzi ensina como escovar os dentes dos animais.

Por que escovar?

Segundo a veterinária, “escovar os dentes dos animais é o melhor hábito para manter a saúde oral do seu pet, já que este hábito ajuda a controlar a placa bacteriana e o tártaro, evitando infecções da gengiva e outras estruturas que sustentam os dentes”.

Passo a passo

Introduzindo o hábito: Antes de começar a escovar os dentes dos animais, é preciso deixar o pet acostumado. Comece devagar, massageando a região do focinho aos poucos, falando palavras agradáveis. Coloque um pouco de pasta veterinária no dedo e comece a massagear a gengiva e bochecha. “Não queira abrir a boca dele, apenas deslize seu dedo pela gengiva e bochecha”, alerta. Faça pequenos períodos nos primeiros dias e vá intensificando à medida que for aumentando a aceitação. Você pode recompensá-lo por estar colaborando.

Usando a escova: Depois que ele já estiver deixando que você massageie a boca, chegou a hora de usar uma escova. Uma boa opção são escovas veterinárias que possuem duas cabeças, uma menor e uma maior em cada lado do cabo. Se você não encontrar uma escova veterinária apropriada, utilize uma escova infantil, com cabeça pequena e macia. “Comece colocando gentilmente a escova entre a bochecha e os dentes posteriores. Faça movimentos suaves até o fundo e volte. Repita do outro lado. No dia seguinte, faça novamente. Assim que ele estiver mais acostumado, você pode começar a escovar os dentes, um por um. Faça movimentos rotatórios ou da gengiva em direção ao dente. Mas ainda não é hora de escovar o lado do dente voltado para a língua, espere até que ele esteja bem condicionado”, orienta Orlando de Oliveira, esteticista animal.

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.