Como cortar as unhas do seu gato em casa

Os gatos criados dentro de casa costumam desgastar menos as unhas naturalmente. Cortar elas pode ajudar o bichinho, bem como evitar danos e arranhões.

None
Aparar as unhas do seu gato pode ajudar a evitar inconvenientes, como aqueles arranhões na hora de brincar. Foto: Pixabay

por Redação Alto Astral
Publicado em 26/04/2017 às 15:49
Atualizado às 13:37

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Está cada vez mais comum entre os donos de gatos criar os bichinhos dentro de casa ou do apartamento, evitando que eles saiam para a rua. Isso ajuda a evitar que o animal se envolva em brigas com outros gatos ou acabe se machucando de alguma outra forma. Mas, por outro lado, deixar o gato a maior parte do tempo dentro de ambientes fechados pode fazer com que ele tenha dificuldade para gastar suas unhas afiadas e acabe exercitando-as em móveis como o sofá da sala, além de poder machucar seu dono acidentalmente em alguma brincadeira. Uma alternativa para evitar esse tipo de desconforto é cortar as unhas de seu gato. Apesar de ser uma prática comum nos petshops, você mesmo pode fazer isso em sua casa. Quer descobrir como? Confira o nosso passo a passo.

Recomendamos

Você pode acostumar seu animal com o corte de unha desde filhote.  Para que ele se habitue com o procedimento, comece apenas simulando o corte. Desta forma, quando ele estiver maior e for realmente necessário, seu bichinho  já estará acostumado a aparar as unhas e deixará você realizar o corte sem ficar agitado ou estressado. O corte nas unhas pode ser feito a partir dos 2 meses de vida, semanalmente ou a cada 15 dias.

Antes de começar

É importante conhecer a anatomia da unha do seu gato. Na região mais próxima da pata, existe uma parte da unha que é mais grossa e rosada. Conhecida popularmente como“sabugo”, esta área jamais deve ser cortada, pois contém vasos sanguíneos e nervos. Cortar esta região pode causar sangramentos e dor no bichinho. Caso acabe atingindo esta região, use um lápis hemostático por um ou dois minutos para estancar o sangue.

imagem mostrando o local aproximado onde a unha do gato deve ser cortada para evitar machucá-lo

O corte deve ser feito próximo a ponta da unha, para evitar machucar o gato. Foto: Pinterest

Escolhendo o cortador

Existem cortadores de unhas específicos para gatos, que podem ser encontrados em petshops e em sites especializados. Basicamente, há dois tipos diferentes: os cortadores em formato de tesoura e os de guilhotina – no qual você posiciona a unha do gato entre as lâminas, que deslizam ao pressionar o cabo. A função é a mesma, e a escolha é uma questão de gosto pessoal. O mais importante mesmo é certificar-se de que a lâmina do cortador esteja amolada.

LEIA TAMBÉM

Vamos cortar

Coloque o gato em seu colo, segurando-o firme para evitar que se machuque, e envolva com as mãos a pata em que as unhas serão cortadas. Não tenha pressa, deixe que o animal se acomode e fique confortável. Um petisco pode ajudar no processo.

Massageie então a patinha, fazendo com que ele se acostume ao contato. Para poder visualizar melhor e cortar as unhas, pressione levemente as almofadas digitais que ficam na parte de baixo da pata (a parte mais macia).

Em seguida, posicione o cortador de modo a cortar as unhas de cima para baixo. Isso evita que a unha se quebre durante o corte. Ao longo do processo, o gato pode se incomodar e tentar sair de seu colo. É importante não forçar muito, pois o gato pode acabar associando o ato de cortar as unhas como sendo algo desagradável. Você pode tentar de novo em algum outro momento mais adequado.

Dica

Após cortar as unhas, dê um petisco especial e pouco comum ao gato, mas que ele goste muito. Desta forma, das próximas vezes em que você for tentar, ele irá relacionar o ato de aparar as unhas com o petisco, e provavelmente será mais receptivo.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.