Veja dicas de como controlar a ansiedade e comer menos

Psiquiatra explica por que não nos sentimos saciados quando estamos ansiosos. Veja as dicas, saiba se você é ansiosa e aprenda a comer menos!

None
Foto: iStock/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 30/05/2012 às 13:09
Atualizado às 11:17

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Comer demais pode ser um sintoma de ansiedade. Para tentar acalmar os nervos, muitas pessoas descontam nos alimentos, buscando uma fonte de prazer e alívio para os sintomas da doença. Para saber como combater a ansiedade e tratar a origem do problema, confira as dicas do psiquiatra Leonard F. Verea:

1 – Doenças relacionadas

alimentos-estimulantes-ansiedade

Foto: Shutterstock

A ansiedade por ela mesma já é uma doença e precisa ser tratada. E dependendo da gravidade, pode levar a problemas mais sérios. “Se não tratada, a ansiedade gera doenças ligadas a desequilíbrios emocionais e mal estar. Se não for enfrentada e superada, pode desencadear doenças psicossomáticas, como pressão alta, asma, problemas dermatológicos, gastrite e dor de cabeça”, explica o especialista.

2 – Sintomas

Procrastinação colabora para o sentimento de ansiedade

Foto: Shutterstock

Para saber se você está sofrendo de ansiedade, fique atento aos sintomas: “Aflição, agonia, impaciência, inquietação, sensação de que o mundo parece estar parado e que o tempo parece não passar. A ansiedade é uma excitação do sistema nervoso central, que acelera o funcionamento do corpo e da mente. Quando estamos ansiosos, liberamos o neurotransmissor noradrenalina, que provoca toda essa excitação.”, afirma o médico.

3 – Saciedade

mulher comendo com pressa

Foto: iStock/Getty Images

Quando estamos ansiosos, parece que a vontade de comer não passa nunca. De acordo com o psiquiatra, isso acontece porque a comida satisfaz nossos cinco sentidos. “Nós carregamos a ideia de que a comida é calmante. Pessoas ansiosas comem mais rápido do que o normal, não dando tempo do hormônio da fome ser ativado e levar a mensagem de satisfação e saciedade ao cérebro”.

Tem cura?

5 dicas para controlar a ansiedade

Foto: Shutterstock

O melhor jeito de curar a ansiedade é procurando a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra para descobrir as causas e origens do transtorno. “A ansiedade não nasce sozinha. Ela é efeito de situações mal resolvidas ou não resolvidas que convivem com o indivíduo.”, aponta Leonardo.

Consultoria: Dr. Leonard F. Vereamédico psiquiatra formado pela Faculdade de Medicina e Cirurgia de Milão, Itália. Especializado em Medicina Psicossomática e Hipnose Dinâmica. Especialista em Medicina do Trabalho e Medicina do Tráfego. É membro de entidades nacionais e internacionais. Atua como diretor do Instituto Verea e da Unicap.

Site: www.verea.com.br

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.