Saiba como combater o inchaço e quais alimentos ajudam no processo!

Uma alimentação desregrada e com muito sódio pode ser uma das principais causas do inchaço. Aprenda como como combater o inchaço e acabar com o problema!

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No trabalho, a dica é levantar pelo menos uma vez por hora para movimentar as pernas e ativar melhor o fluxo sanguíneo na região. FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 07/06/2017 às 09:00
Atualizado às 12:31

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Após um longo dia de trabalho, seja em pé ou sentado, é normal sofrer com pernas e pés inchados. Mas você sabe por que isso acontece? É devido ao acúmulo excessivo de líquidos entre as células do organismo. Quando esse líquido não é eliminado na urina, ocorre a sensação de que estamos com o corpo inflado, especialmente nas extremidades – pernas, pés e braços –, barriga e mamas. Segundo a nutricionista clínica Marilize Tomanini, o desconforto é mais comum em mulheres no período pré-menstrual, época em que a retenção é resultado da alteração dos hormônios. Confira algumas dicas de como combater o inchaço e alivie o desconforto!

Afinal, quais as principais causas?

O inchaço pode ser causado pela variação da pressão sanguínea e também pela quantidade excessiva de proteínas e sais presentes no sangue. “As células ficam mais afastadas umas das outras e, consequentemente, o transporte e a difusão dos nutrientes para o espaço intersticial ficam prejudicados por que a distância é maior”, explica a nutricionista Lenita Borba. A visita ao médico também é fundamental, já que a retenção pode ser causada por problemas cardíacos, renais, hepáticos e na tireoide. Portanto, atenção: caso você se sinta mais inchado após a ingestão de algum remédio, procure um médico.

Cuidados essenciais

A retenção de líquidos pode ser causada pelo mau funcionamento do rim. Nesse caso, o recomendado é procurar um médico especializado para ter o diagnóstico correto. Também é preciso ficar de olho quanto à ingestão ideal de líquidos por dia. “É muito comum as pessoas não ingerirem água na quantidade indicada, cerca de 1,5 litro por dia, e não urinar muito”, explica a nutricionista Roberta Stella. Isso quer dizer que, quanto mais água beber, mais líquido o rim irá filtrar e eliminar!

Alimentos que diminuem o inchaço!

Frutas ricas em água e potássio são ótimas aliadas no combate ao inchaço. FOTO: iStock.com/Getty Images

Acerola: além de posuir bastante vitamina C, que age contra os radicais livres, contém quantidade significante de potássio, que ajuda na pressão sanguínea e controla o sódio nas células. Por ter poucas calorias, seu consumo é liberado.

Melancia: possui bastante água, vitaminas do complexo B, licopeno, betacaroteno, luteína, zeaxantina e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. Auxilia na eliminação de água pelo organismo e o ideal é ingerir 1 fatia média ao dia.

Abacaxi: uma das principais características dessa fruta é apresentar bastante água, facilitando o trabalho dos rins. A bromelina – uma enzima encontrada no abacaxi –, também é importante para acabar com o inchaço, pois permite uma melhor digestão dos alimentos proteicos. Além disso, essa fruta possui grande quantidade de fibras, melhorando o funcionamento do intestino.

Abobrinha: apresenta elevado teor de vitamina B1, proporcionando um melhor funcionamento intestinal e atuando como um poderoso diurético. Perfeito para quem quer emagrecer: deliciosa, barata e anti-inchaço!

Pepino: por ser composto por cerca de 90% de água, esse legume é um ótimo aliado da hidratação, além de contribuir para a digestão (por ser rico em fibras). E o melhor de tudo: cada 100g contêm apenas 10 calorias.

Rúcula: essa verdura é ideal para combater o inchaço, pois tem capacidade diurética e apresenta considerável quantidade de fibras, duas propriedades importantes para a digestão.


Alimentos com excesso de sal ou sódio em sua composição podem influenciar na retenção de líquidos pelo organismo, capaz de nos fazer beber água além da conta


Texto: Larissa Tomazini | Consultoria: Lenita Borba e Roberta Stella, nutricionistas; Marilize Tomanini, nutricionista funcional

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