Connect with us

O que você está procurando?

A atividade dos neurônios está ligada ao desenvolvimento da doença. Entenda por que o cérebro têm influências sobre a manifestação de depressão.
- FOTO: Shutterstock.com

Como o funcionamento do cérebro influencia a depressão?

A atividade dos neurônios está ligada ao desenvolvimento da doença. Entenda por que o cérebro têm influências sobre a manifestação de depressão.

Sendo a central que comanda todas as nossas atividades corporais, é inevitável se questionar de que forma o cérebro e todo o sistema nervoso efetivamente se relacionam com a depressão. Além das causas, que envolvem genética e situações extremas como perdas, violência e grandes decepções, os estudiosos apontam certos fatores neurológicos que podem fazer com que a situação saia de controle e a depressão se instale.

O ponto inicial

A neurologista Vanessa Muller enfatiza como é importante nos voltarmos àquela microestrutura tão importante em se tratando de cérebro: os neurônios. “Estima-se que existam mais de duzentos bilhões dessas células somente em um cérebro, utilizadas para processar todas as informações, sejam elas motoras, sensitivas, cognitivas ou psíquicas”, resume a profissional.

CÉREBRO DEPRESSÃO

FOTO: Shutterstock.com

“Portanto, para vermos, cheirarmos, sentirmos, tocarmos, andarmos, tomarmos decisão, memorizarmos, ficarmos tristes, felizes, com fome, com sede, com sono, enfim, precisamos das informações compartilhadas entre esses neurônios através de sinapse. Quando ela é química, se dá através de neurotransmissores como dopamina, serotonina, norepinefrina, acetilcolina, entre outros”, destaca.

E é justamente um desequilíbrio bioquímico nesses neurotransmissores que pode provocar o transtorno. Afinal, como cita o neurocientista Aristides Brito, “a serotonina facilita as ligações neuronais e é ela que, por exemplo, deixa a pessoa saudável para reagir diante das situações de estresse, o que ajuda — e muito — a evitar a depressão”.

O que se passa no cérebro

Questões ambientais, genéticas e experiências vividas podem colaborar para que essa doença apareça. De acordo com Aristides, na verdade esses fatores se convergem com as questões neurológicas. “A depressão acaba configurada, então, como mudanças químicas no cérebro. Mas é muito mais do que isso, já que se relaciona com as emoções — e essas são afetadas pelo meio ambiente, principalmente nos dias de hoje, com tanta pressão na vida moderna”, relata o profissional.

Assim, nas palavras do neuropsicólogo Fábio Roesler, “o transtorno de depressão, visto por uma questão neurológica e neuropsicológica, pode ser definido como um desequilíbrio de alguns neurotransmissores e de outras partes que compõem o sistema nervoso central”.

 

Veja mais:

Entenda a relação entre depressão e falta de motivação

Novas técnicas para tratar ansiedade e depressão

Cérebro nota 10: meditar previne depressão e estresse

 

Consultorias: Aristides Brito, neurocientista e diretor da Marca Pessoal Treinamentos; Fábio Roesler, psicólogo e neuropsicólogo da clínica de cefaleia e neurologia Dr. Edgard Raffaeli, em São Paulo (SP); Vanessa Muller, neurologista e diretora médica da VTM Neurodiagnóstico.

Texto: Victor Santos – Entrevistas: Ricardo Piccinato e Victor Santos – Edição: Augusto Biason/Colaborador

Advertisement

Estilo de vida

O ócio criativo pode ser visto negativamente pelo grande público ainda. Mas, se bem utilizado, pode trazer bastantes benefícios á rotina de trabalho

Estilo de vida

Preparar a lancheira do seu filho evita o consumo de alimentos gordurosos na cantina da escola. Mas você sabe preparar da maneira correta? Veja dicas!

Estilo de vida

O cérebro intriga a ciência com os mistérios que ainda esconde. Mas fatos como a relação das atividades cerebrais com a música já foram comprovados

Estilo de vida

O transplante de coração é um procedimento que pode salvar vidas, mas, como toda cirurgia, envolve riscos ao paciente.

Estilo de vida

Os nutrientes de outros alimentos podem potencializar os benefícios da berinjela. Confira 3 combinações poderosas que levam o legume!

Estilo de vida

Você sabe qual é a importância de dormir bem para o sistema imunológico? Pois saiba que uma boa noite de sono protege o organismo contra invasores!

Estilo de vida

O cansaço mental e o físico atrapalham o dia a dia. Contudo, existem medidas simples que combatem esses problemas.

Estilo de vida

Para manter uma alimentação equilibrada, é necessário adotar hábitos como consumir ingredientes integrais e ler o rótulo dos produtos.