Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
Entenda os motivos que levam os recém-nascidos a terem maior facilidade em adquirir hipertermia e saiba como baixar febre de bebê com atitudes rápidas
- Foto: Shutterstock

Como baixar febre de bebê com técnicas simples e caseiras

Entenda os motivos que levam os recém-nascidos a terem maior facilidade em adquirir hipertermia e saiba como baixar febre de bebê com atitudes rápidas

[PAGE TITLE]

Após o nascimento do primeiro filho, é comum que muitos pais tenham dúvidas sobre os cuidados básicos com a saúde da criança. Mesmo com todo zelo, não é difícil que o pequeno fique resfriado ou possua pequenas dermatites. Assim, é importante conhecer alguns métodos e truques para evitar o contágio dos pequenos e, até mesmo, como baixar a febre de bebê.

De acordo com Departamento Cientifico de Pediatria Ambulatorial, a febre é uma das queixas mais comuns entre os responsáveis e representa de 20% a 30% das idas de crianças aos consultórios. Já nas emergências esse número aumenta para 65% e nos serviços de pronto socorro, atendimento telefônico ou por aplicativos eletrônicos de comunicação chega a 75%.

Segundo a pediatra Loretta Campos, embora a temperatura corporal normal seja mais elevada entre os 18 e os 24 meses de idade, a maioria dos médicos define a febre com 38 ºC ou mais quando medida com um termômetro retal.

O que gera a febre?

Não confunda: a febre não é uma doença, mas, sim, um sintoma. Essa desregulação repentina na temperatura corporal serve como sinal de alerta para avisar que o organismo está tentando combater algum agente nocivo. O sistema imunológico libera uma quantidade de substâncias que circulam mais rapidamente quando expostas ao calor. Geralmente, a febre simboliza quadros infecciosos ou inflamatórios.

Variação de temperatura

Diferente de um ser humano adulto, o recém-nascido pode variar constantemente de temperatura. Essa reação possui duas fontes: a primeira está relacionada a superfície de contato da pele da criança com o mundo externo, já que ainda é muito sensível e maior. E, a segunda, referente ao termorregulador da temperatura, localizado no cérebro, ainda ser imaturo.

Métodos de como baixar febre de bebê

Ventilação

Deixe o bebê em um local ventilado, com uma brisa leve e de temperatura ambiente. Se possível, fique atento as reações da criança, deixando-a em um repouso relativo, apenas para que descanse e retome novas energias.

Nada de brincadeiras

Quanto mais o pequeno se mexe, mais o metabolismo trabalha, o que pode aumentar a temperatura corporal. Por isso, deixe-a descansando, sem que faça movimentos muitos agitados ou bruscos.

Dê banho

A água é um ótimo meio de dissipar o calor. Para isso, coloque a criança em uma banheirinha com o líquido em temperatura ambiente. Deixe-a curtir o máximo que puder. Caso surjam tremores, suspenda a prática e agasalhe-a moderadamente. E não esqueça de evitar o choque térmico, uma vez que se estiver gelada, o corpo do bebê tende a criar calafrios como forma de aquecer o organismo.

Ajude a beber

Ofereça água, chá ou suco generosamente, todos em temperatura ambiente. O líquido ajudará a amenizar internamente os efeitos da febre no organismo.

Faça compressas

Pode ser realizada no banho ou fora dele. Basta pegar alguns paninhos leves, encharca-los com água morna ou em temperatura ambiente e colocar sobre articulações e testa da criança. Caso ela se sinta incomodada, não insista.

Alimentação

Enquanto o bebê estiver com febre, ele ficará manhoso e rejeitará líquidos e alimentos. Por isso, opte por uma refeição mais leve, com ingredientes moles ou que derretam na boca. As melhores escolhas sempre são caldos e sopas, jamais ferventes. Quando bem nutridos, o sistema imunológico reage com maior rapidez e sucesso.

Evite roupas muito quentes

É comum vermos recém-nascidos com uma quantidade enorme de roupa, além de mantas e cobertores. Em caso de febre, tente deixá-lo mais à vontade, com peças leves, de preferência com algodão na composição.

Atenção aos cuidados

Vale lembrar que é de extrema importância ficar atenta aos sinais que o corpo da criança dá. Nenhum dos métodos aqui abordados substitui uma análise clínica de um especialista. Por isso, caso a febre permaneça por muito tempo, procure um pediatra.

Leia também:

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Entretenimento

Saiba por onde começar e quais perfis para seguir no TikTok, aplicativo que é a nova febre da quarentena e que já teve 2 bilhões de downloads.

Estilo de vida

Confira uma lista com frases de Dia do Amigo para publicar como legenda de suas fotos ou como forma de declaração para aquela pessoa que considera um irmão

Casa & Decor

Um dos grandes problemas em paredes de gesso são as fendas que podem surgir com o tempo. Para solucionar esse desgaste, aprenda como consertar rachadura

Mundo místico

Quer espantar o olho gordo da sua vida de uma vez por todas? Confira algumas ideias de patuá para fechar o corpo e se livrar da negatividade

Notícias

20 mil doses da vacina chinesa contra o coronavírus serão distribuídas entre seis estados brasileiros. Os testes devem começar ainda essa semana.

Casa & Decor

Além de dar um toque especial aos seus cômodo, essa decoração também possui custo acessível. Confira o guia completo de como aplicar papel de parede

Mundo místico

Poderosa técnica mística para limpar os ambientes, aprenda como defumar a casa e eliminar todas as vibrações negativas acumuladas em cada cômodo

Casa & Decor

Mais práticos do que muitos produtos, saiba como usar desinfetante para limpar manchas de tecidos, sem deixar cheiro, e eliminar microrganismos