Connect with us

O que você está procurando?

Caracterizado pela realização de ritos e manias compulsivamente, o toc pode ser diagnosticado tardiamente, prejudicando a rotina dos pacientes.
- Foto shutterstock.com

TOC: como as emoções podem desencadear o problema?

Caracterizado pela realização de ritos e manias compulsivamente, o toc pode ser diagnosticado tardiamente, prejudicando a rotina dos pacientes.

O transtorno obsessivo compulsivo (TOC) caracteriza-se por dois tipos de manifestações: as obsessões ou ideias obsessivas e as compulsões ou rituais compulsivos.

Homem, branco, sozinho, preocupado, pensando, mão no rosto

Foto shutterstock.com

 

Obsessões

“As obsessões são ideias ou imagens que vem à mente da pessoa independente de sua vontade. São frequentes ideias relacionadas a religião, sexo, dúvidas, contaminação e agressão”, explica o psiquiatra Leonard Verea

Compulsões

“As compulsões são atos ou rituais que o indivíduo se vê obrigado a executar para aliviar ou evitar as obsessões. Se a pessoa não executa o ato compulsivo ela fica muito ansiosa. Os rituais são repetidos numerosas vezes, apesar da sensação que a pessoa tem de que não fazem sentido. Compulsões frequentes são lavar as mãos, verificar se a porta está trancada ou a válvula do gás está fechada, questionar uma informação repetidamente para ver se está correta, executar minuciosamente uma série pré-programada de atos para evitar que aconteça algum mal a alguém, contar ou falar silenciosamente”, explica Leonard.

mulher lavando as mãos

Foto Shutterstock .com

 

TOC X MANIA

Muitos confundem, mas os dois termos tem significados diferentes. Só podemos chamar de doença aquela mania que passa a ocupar muito tempo do seu dia e gasta mais energia do que o ideal. Por exemplo: levar mais de uma hora do dia passando por pensamentos e determinados rituais pode ser um indício do desenvolvimento do TOC.

HORA DE PROCURAR AJUDA

Quando o TOC se manifesta, alguns sinais podem indicar que é hora de procurar ajuda. São eles:

  • Limpar um determinado ambiente diversas vezes por nunca achar que ele está limpo o suficiente;
  • Autoagressão pessoal por não conseguir controlar maus pensamentos;
  • Obsessão por organização, alinhamento de objetos e demais formas de simetrias;
  • Acumular muitas coisas que poderiam ser descartadas por achar que poderá aproveitá-las um dia

Saiba mais: 

Conheça casos de transtornos ansiosos

Entenda os tipos de emoções que nós sentimos

Confira 5 dúvidas relacionadas ao pilates!

Advertisement

Estilo de vida

Quantas vezes seu coração não bateu mais rápido em alguma situação? Pois é, algumas emoções afetam diretamente o órgão. Entenda mais sobre isso!

Estilo de vida

A tireoide é uma das glândulas que formam o sistema endócrino, responsável por algumas das mais importantes funções no organismo. Saiba mais sobre ela!

Estilo de vida

Uma série de fatores ambientais – além do próprio papel da família – são essenciais para estimular o interesse das crianças no aprendizado. Entenda!

Estilo de vida

Bem-estar e saúde é uma união entre corpo e mente. Ambos precisam estar em sintonia, caso contrário problemas emocionais podem afetar o corpo.

Estilo de vida

Quando você não consegue mais controlar as emoções, a saída é buscar ajuda ou métodos que possam amenizar o problema. Confira alguns exemplos.

Estilo de vida

O preço dos alimentos não é mais desculpa para sabotar sua dieta. Saiba como substituir alimentos com valores nutricionais parecidos por produtos mais baratos.

Estilo de vida

Prevenir que o colesterol ruim esteja com os níveis acima do desejado é o principal passo para afastar doenças do coração!

Estilo de vida

Os ácaros podem colocar a sua saúde e de seus familiares em risco, Previna-se!