Como age o triglicéride no organismo? Descubra!

Descubra como como age o triglicéride no organismo quais são os principais problemas que surgem com o nível elevado dessa gordura!

None
Os triglicérides agem no organismo se acumulando na parede do sistema cirulatório e impedindo o fluxo normal sanguíneo. FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 10/03/2017 às 07:52
Atualizado às 13:34

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Assim como o colesterol, os triglicérides também são importantes para o organismo. O problema ocorre quando o tipo de gordura está presente em demasia na corrente sanguínea. Quando se ingere uma quantidade exagerada de alimentos ricos em carboidratos simples (que contêm como ingrediente principal a farinha branca: pão francês, bolo, pizza, salgados, entre outros), os triglicérides correm o risco de se acumularem nas paredes das artérias, o que resulta em uma série de problemas relacionados ao sistema cardiovascular. Saiba mais como age o triglicérideno organismo!

como agem os triglicérides

Os triglicérides agem no organismo se depositam na parede do sistema cirulatório e impedindo o fluxo normal sanguíneo. FOTO: iStock.com/Getty Images

Saúde em foco

Diabetes, infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e hipertensão (pressão alta) são alguns dos prejuízos que a saúde pode ter por conta do excesso de triglicérides. Além desses problemas, a gordura também se faz responsável pelo aumento do peso corporal. “Em caso de excesso de triglicerídeos no sangue (hipertrigliceridemia), estes se depositam nas paredes das artérias, dificultando a circulação sanguínea e aumentando o risco de doenças cardiovasculares. Depositam-se também nos tecidos adiposos do corpo, o que faz com que a massa gorda aumente”, explica Isa Bragança.

Prevenir é a melhor opção

Para quem recebeu o diagnóstico de triglicérides alto, a receita é a mesma que se tem para a diminuição dos níveis de colesterol: alimentação equilibrada e exercícios físicos. Esta dupla infalível é a responsável pelo controle de tudo o que não faz bem ao organismo. Sejam partículas de gordura, radicais livres ou até mesmo distúrbios mentais, como estresse e ansiedade. Por isso, os pacientes que voltam do consultório médico com a notícia de que possuem colesterol ou triglicérides altos e aderem a estas práticas diárias percebem uma grande melhoria em todos os aspectos da saúde.

“A pessoa sedentária tem 40% mais probabilidade de sofrer um infarto e a inatividade física está associada a 35% de todas as doenças cardiovasculares fatais, sendo para 50% dos derrames fatais e 37% das mortes por algum tipo de câncer”, Mário Pozzi, educador físico

Alimentos que aumentam o triglicérides

Para evitar que as taxas fiquem elevadas, alguns alimentos ricos no lipídio (os que contêm grande quantidade de carboidratos simples) devem ser consumidos com moderação ou, dependendo do caso, excluídos da dieta. Confira alguns deles:

  • Refrigerantes
  • Queijos amarelos
  • Frituras
  • Açúcar refinado (substituir pelo mascavo ou mel)
  • Alimentos ricos em farinha branca
  • Bebidas alcoólicas

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria: Isa Bragança cardiologista; Mário Pozzi, educador físico

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.