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Alto Astral
Endocrinologista explica como introduzir e manter hábitos saudáveis na rotina sem muito sufoco
Saiba como ter uma rotina mais saudável - Foto: Shutterstock

Estilo de Vida

Como adotar um novo hábito saudável? Médica explica

Endocrinologista compartilha quatro hábitos saudáveis para incluir na rotina e ter uma vida mais equilibrada

A adoção de um estilo de vida saudável é fundamental para a manutenção da saúde e da qualidade de vida. Ainda assim, muitas pessoas têm dificuldades para inserir e manter um hábito saudável na rotina, desde pela falta de tempo até de motivação.

A endocrinologista Lorena Lima Amato convive diariamente com pacientes que buscam ajuda para superar essas dificuldades e mudar de vida. Ela conta que o maior problema é que as pessoas querem mudar seus hábitos da noite para o dia, e quando percebem que a mudança não é fácil, desistem. 

“Quando os pacientes percebem que conseguem fazer 50% da meta, eles nem iniciam a tentativa de mudança. Se você programou fazer uma hora de atividade física por dia, mas em um desses dias iniciais da mudança não vai conseguir se dedicar uma hora, faça 15 ou 20 minutos. O importante é fazer”, ressalta. 

A endocrinologista ressalta que o mesmo serve para a alimentação. Se você não consegue fazer uma refeição com 100% da alimentação equilibrada, pelo menos, tente colocar uma verdura ou legume no prato. Segundo a especialista, a constância é mais importante do que a eficácia.  

4 hábitos para adotar hoje!

A adoção de hábitos saudáveis proporciona mais bem-estar e uma vida mais equilibrada. Abaixo, a profissional compartilhou 4 hábitos para incluir na sua rotina e melhorar a sua saúde

1. Gerencie seu estresse

Encontre técnicas de gerenciamento de estresse que funcionem para você, como meditação, respiração profunda, hobbies relaxantes ou conversas com amigos e familiares.

2. Hidrate-se

Manter-se hidratado é essencial para o bom funcionamento do corpo. Certifique-se de beber água ao longo do dia e evite bebidas açucaradas e com alto teor de cafeína.

3. Durma bem

O sono desempenha um papel crucial na saúde física e mental. Estabeleça uma rotina de sono regular e crie um ambiente propício para o descanso, evitando dispositivos eletrônicos antes de dormir e mantendo seu quarto escuro e silencioso.

4. Cuide da sua saúde mental

Dê importância à sua saúde mental tanto quanto à sua saúde física. Busque apoio quando necessário e não hesite em procurar a ajuda de um profissional de saúde mental se estiver enfrentando dificuldades emocionais.

“A adoção de um hábito saudável de vida não acontece da noite para o dia. Seja gentil consigo mesmo e celebre cada pequena vitória ao longo do caminho. A persistência e a paciência são fundamentais para alcançar uma mudança duradoura. A maior recompensa é perceber que está conseguindo mudar um hábito e se tornar a pessoa que almejou”, finaliza Lorena. 

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