Comer carboidratos antes, durante ou depois da malhação?

O lanche certo pode ser crucial para o resultado do seu treino, e comer carboidratos pode fazer a diferença no seu desepenho

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 17/08/2016 às 18:57
Atualizado às 11:51

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quem pratica exercícios físicos sabe da importância que a alimentação tem na hora de obter resultados, seja para perder peso ou ganhar massa. Segundo um estudo da Universidade Federal de São Paulo, comer carboidratos logo após a prática de exercícios físicos acelera a recuperação dos músculos e não engorda, ao contrário do que todo mundo acreditava. A pesquisa foi feita com jogadores de futebol profissional, que ingeriram suplemento alimentar após os jogos. Esse método pode ser aplicado em qualquer pessoa que pratique exercícios físicos, com atenção apenas para não ingerir em excesso o nutriente, sendo que a quantidade deve ser compatível com o peso, cerca de 1 grama de carboidrato por quilo de peso corporal.

mulher tomando suco natural

Foto: iStock.com/Getty Images

Exercício x carboidrato

Cada pessoa deve seguir uma dieta preparada para o tipo de atividade física que pratica. Dependendo da intensidade do exercício, o esportista consome carboidratos antes, durante e depois do treino. “Para desportista e praticante de atividade física que quer perder peso, a ingestão de carboidratos de médio e baixo índice glicêmico é o suficiente. Porém, em atletas de alto nível e em atividade para ganho de massa, o ideal é consumir antes, de médio a baixo índice glicêmico, e após, de alto índice glicêmico, para repor as perdas”, explica a nutricionista Robena Molinari.

SAIBA MAIS

Comer carboidrato no jantar engorda?

Comer de 3 em 3 horas: mito ou verdade?

Carboidratos integrais garantem mais saúde ao organismo!

Saiba quando comer carboidratos

Antes de ir à academia, ou na hora que voltar, você precisa se alimentar de maneira correta para que todo o seu esforço não tenha sido em vão. Nem só de carboidrato se molda um corpo bonito e saudável, é preciso ingerir proteínas também.

  • Antes: é importante comer carboidratos e nunca praticar exercício em jejum. Coma frutas, de preferência banana, que possui alto índice glicêmico, ou tome um copo de suco, de uva por ser mais calórico, ou então coma duas torradas.
  • Durante: os suplementos como whey protein e carboidrato artificial são indicados apenas para atletas de alto rendimento. As bebidas isotônicas também são recomendadas apenas quando a prática de exercício ultrapassa o tempo de uma hora e meia, com o intuito de repor os sais minerais e ajudar na hidratação. Atenção: beba sempre água para não correr o risco de desidratar!
  • Depois: podem ser ingeridos macronutrientes, que são alimentos com carboidratos e proteínas. Os alimentos indicados são pão integral, biscoito, batata-doce, banana-da-terra, queijo, iogurte, frutas, atum e massas. Se o objetivo for a perda de peso, coma somente um lanche natural, uma sopa ou consuma carboidratos dos legumes.

Texto: Júlia Prado | Consultoria: Robena Molinari, nutricionista clínica funcional e esportiva, do Rio de Janeiro, (21) 3872-2423

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.