ESTILO DE VIDA

Comece o dia bem: dicas para um café da manhã saudável!

Começar bem o dia depende da qualidade do seu café da manhã. Saiba o porquê e aprenda a fazer as melhores escolhas nessa importante refeição do seu dia

None
Foto: Shutterstock Images;

por Redação Alto Astral
Publicado em 10/08/2016 às 20:09
Atualizado às 21:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Importância do desjejum

Depois de cerca de 8 horas de sono, ao despertar, o organismo precisa de energia para conseguir desempenhar todas as suas atividades, inclusive acordar. Basta imaginar a força necessária para a decolagem de um avião e fica fácil compreender a demanda do corpo por nutrientes e energia. Por isso a importância do café da manhã!

importancia-do-cafe-da-manha

Foto: Shutterstock Images;

É natural que o corpo apresente uma hipoglicemia moderada logo que acorda. Mas se o jejum permanece por muito tempo, os níveis de glicose caem para menos de 55mg/ dl (miligramas por decilitro de sangue), e tremores, mau humor e mal-estar podem surgir como mecanismos de defesa para tentar normalizar as taxas de açúcar no sangue. Mas os sintomas desaparecem logo após a ingestão de algum alimento.

Abuso tardio

“Além disso, estudos mostram que pessoas que ‘pulam’ o desjejum consomem mais calorias durante o dia”, alerta nutricionista Carolina Marques. Uma pesquisa realizada durante cinco anos pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, acompanhou 2.200 adolescentes e concluiu que aqueles que faziam a primeira refeição costumavam ter uma dieta mais saudável ao longo do dia e eram mais ativos fisicamente.

Já os que deixavam de consumir a refeição matinal ganharam mais peso e tinham maior índice de massa corpórea (IMC). Para a nutricionista, isso se deve ao fato de que a pessoa que ignora o café da manhã tende a exagerar no almoço, especialmente nas porções de carboidratos e de gorduras.

formula certa do cafe da manha

Imagem: Editora Alto Astral

Saiba mais:

Confira os benefícios dos alimentos orgânicos

Alimentação saudável ajuda a prevenir câncer

10 motivos para incluir goji berry na sua alimentação

Consultoria Carolina Marques, nutricionista