Combine as vitaminas A e E para garantir mais saúde

Aprenda a combinar as vitaminas A e E para aumentar sua qualidade de vida. Para aproveitar todos os benefícios, dê preferência aos alimentos crus

None
FOTO: Rodrigo Moreira/Colaborador

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/10/2016 às 19:24
Atualizado às 11:46

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

As vitaminas, de um modo geral, têm funções importantíssimas no organismo. Imunidade, crescimento, fertilidade e conservação dos vasos sanguíneos são apenas algumas das várias ações vitais desenvolvidas por esses micronutrientes que, na maioria das vezes, não são produzidos pelo corpo. Daí a importância de consegui-las por meio de uma alimentação saudável. Então, aprenda a combinar as vitaminas A e E para aumentar sua qualidade de vida!

capsula-alimentos-vitaminas

FOTO: Shutterstock

Cooperação nutritiva

Tanto a vitamina A quanto a E são lipossolúveis, o que significa que necessitam do auxílio das gorduras para serem absorvidas pelo organismo. Somadas, tais vitaminas acabam beneficiando a absorção e, consequentemente, a ação uma da outra. “A vitamina A é mais bem absorvida pelo organismo, pois a vitamina E possui efeito antioxidante sobre os lipídios (gorduras) que a transportam. O resultado são olhos e visão protegidos e sistema imunológico funcionando melhor”, afirma a nutricionista Fernanda Granja.

Por isso, é importante ter uma alimentação balanceada, sem abrir mão de nenhum tipo de alimento. Uma dieta pobre em gorduras reflete em menor absorção de vitaminas, o que gera deficiências graves à saúde. No entanto, não se trata de qualquer tipo de gordura.

As indicadas são as chamadas gorduras boas, como as encontradas em alimentos com vitamina E. Gorduras saturadas, de origem animal, e as trans, presentes em alimentos industrializados, além de colaborarem pouco para a absorção da vitamina, acabam gerando diversos problemas de saúde, como obesidade e hipertensão.

prato-branco-salada-folhas-verdes-cenoura-ralada-castanhas-uva-passa

FOTO: Rodrigo Moreira/Colaborador

Beleza à flor da pele

O organismo se abastece de vitamina A por meio de carotenoides, no caso de fontes vegetais, e retinoides, em fontes animais. A substância é indispensável para o desenvolvimento das células, por esse motivo, é bastante indicada para crianças. Pele, cabelos, unhas, retina dos olhos e as mucosas são as principais áreas beneficiadas pelas ações da vitamina. Por isso, sua deficiência pode acarretar, entre diversos problemas, doenças de visão, ressecamentos dos cabelos e unhas.

mamao-cortado-meio-sementes-casca

FOTO: iStock e Getty Images

Vida longa

Potente antioxidante, a vitamina E combate a ação dos radicais livres, substâncias responsáveis pelo envelhecimento das células do corpo. Entre os diversos sistemas do organismo, o cardiovascular e o imunológico são os que mais se beneficiam do trabalho da vitamina, já que os deixa protegidos e resistentes, tornando o corpo mais forte, se recuperando mais rápido de cansaços e lesões. A vitamina E também recebe destaque por seu poder anti-inflamatório, afastando doenças diversas.

Texto Natália Negretti

Consultoria Fernanda Granja, nutricionista

Você é ansioso? ou tem pessoas que você ama que são. Quer aprender a como se livrar deste mal. Baixe nosso e-book gratuitamente.

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.