Exercício, sim! É possível combinar a low carb com a prática de atividades físicas

Com alguns cuidados, é perfeitamente possível combinar a dieta low carb com a prática de exercícios físicos para perder peso e ganhar saúde!

None
Foto: iStock.com/GettyImages

por Redação Alto Astral
Publicado em 21/09/2017 às 13:21
Atualizado às 12:13

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

É comum ouvirmos o relato de pessoas que, por algum motivo, reduziram o carboidrato de sua dieta e, como consequência, sentiram-se fracas ao praticar exercícios físicos. Mas isso não precisa ser uma regra, já que tomando alguns cuidados é perfeitamente possível se exercitar, mesmo aderindo à low carb.

Terei energia?

Se você está começando a low carb e já pratica algum tipo de atividade física, talvez tenha menos energia para encarar o exercício. “Isso é perfeitamente normal, pois, com a mudança do combustível do corpo de açúcar para gordura, o organismo precisa passar por um período até se adaptar”, explica a nutricionista Cátia Duarte. A dica é diminuir a intensidade dos exercícios até que seu corpo esteja adaptado.

Um passo de cada vez

Agora, se você ainda não pratica exercícios físicos, a dica da nutri é não iniciá-los ao mesmo tempo que a dieta, para que sua experiência com a low carb não seja prejudicada. “Aguarde pelo menos um mês para daí começar os treinos. A transição para o uso da gordura como combustível somada ao desgaste natural de começar uma atividade pode criar um cenário desastroso”, recomenda Cátia.

Vá de proteína!

Quando você faz qualquer dieta, está sujeita a perder massa muscular. “Para diminuir o impacto do emagrecimento nos músculos, escolha as proteínas conforme o seu paladar e coma à vontade”, aconselha a nutricionista. Treinos de força, como a musculação, são melhores para evitar a perda muscular do que exercícios aeróbicos. “É possível ganhar massa muscular na low carb, mas isso deve ser feito de forma gradual, para que não haja hipoglicemia durante o treino”, completa Cátia.

Consultoria: Cátia Duarte, nutricionista da clínica Vidhera, do Rio de Janeiro (RJ) 

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.