Dupla perfeita: combinações com berinjela para incluir na dieta!

Unir a berinjela a outros alimentos saudáveis potencializa seus benefícios. Confira como fazer essas combinações com berinjela e inseri-las na dieta

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 20/01/2017 às 15:41
Atualizado às 12:10

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Para garantir uma alimentação equilibrada, saudável e que ajude na perda de peso é importante escolher diferentes legumes, verduras, carnes e temperos que ofereçam a quantidade adequada de nutrientes a ser ingerida durante o dia e garantam uma boa absorção deles no organismo. E, para isso, é necessário saber quais alimentos podem ser combinados para que juntos potencializem ainda mais seus benefícios. Então, separamos combinações com berinjela que trarão mais saúde ao seu corpo. Além disso, elas deixarão a hortaliça ainda mais saborosa. Aproveite!

Possíveis combinações com berinjela

Foto: Shutterstock.com

Combinações com berinjela para incluir na dieta

Azeite

O azeite é um dos melhores óleos indicados para o consumo, pois é fonte de ômega 3. Quando associado à berinjela, a redução do colesterol ruim (LDL) é potencializada. “Esse ácido graxo reduz a taxa de colesterol ruim no sangue e afasta o risco de diabetes, artrite reumatoide e câncer. O azeite ainda melhora o processo digestivo, acelera as funções metabólicas, estimula o crescimento e favorece a absorção de cálcio”, explica a nutricionista Daniela Jobst.

  • Dica para combinar: regue a berinjela, preparada de qualquer forma, com um fio de azeite. O ideal são 2 colheres (sopa) do óleo para obter os benefícios diariamente.

Tomate

Uma das combinações com berinjela que mais funcionam quando o assunto é saúde é com o tomate. Quando os dois estão juntos, a proteção contra os tumores fica reforçada. O tomate é fonte de licopeno, substância que dá a cor vermelha ao alimento e neutraliza a ação dos radicais livres, prevenindo especialmente o câncer de próstata. Esse efeito também afasta o envelhecimento precoce e evita a formação de placas de gordura nas artérias. A antocianina presente na casca da berinjela apresenta as mesmas propriedades. Os dois também são ricos em fibras, o que faz com que preservem a saúde das artérias.

  • Dica para combinar: um simples molho de macarronada feito com tomates frescos pode ganhar pedaços de berinjela.

Pimenta vermelha

Foto: Shutterstock

A berinjela e a pimenta vermelha são ótimas para quem quer perder os quilinhos extras. O motivo é pelo fato de que a pimenta tem um componente chamado capsaicina, o que faz dela um alimento que tem a capacidade de acelerar o metabolismo e que favorece a produção de serotonina, neurotransmissor que relaxa e regula fome e sono. É a capsaicina que dá o sabor picante à pimenta.

  • Dica para combinar: pedacinhos de pimenta vermelha fresca podem ser incluídos em qualquer prato que leve berinjela. Mas consuma com moderação, pois o excesso pode prejudicar os sensores do paladar.

Carne

A carne vermelha, quando ingerida com a berinjela, traz nutrientes como o ferro. O mineral é absorvido pelo organismo com mais facilidade e é fundamental na prevenção e no combate à anemia. O alimento também contribui com proteínas de alto valor biológico, aquelas que fornecem todos os aminoácidos que o corpo não produz e que são necessários para a construção e manutenção de todos os tecidos do corpo. Para finalizar, a carne fornece vitamina B12, encontrada apenas em alimentos de origem animal.

  • Dica para combinar: prepare a berinjela com a carne moída ou refogue a hortaliça e coma com tiras de carne. A dica é escolher cortes magros, como lagarto, alcatra e filé mignon.

Uva-passa

Assim como a berinjela, a uva-passa possui antocianina. Isso ajuda a regular a coagulação sanguínea, prevenindo problemas cardíacos como o infarto, é reforçado.

  • Dica para combinar: em antepastos e saladas.

Pão integral

Pão Integral, com coração branco na fatia, sementes

Foto Shutterstock.com

Por ter baixo teor de carboidratos complexos, a berinjela precisa de um acompanhamento para fornecer energia para as atividades do dia e o pão integral é uma ótima opção. Essa versão fornece maior quantidade de fibras e vitaminas, nutrientes que se perdem em alimentos brancos e refinados. Dessa forma, promove uma boa digestão e promove a sensação de saciedade, além de controlar o apetite e a glicemia.

  • Dica para combinar: sirva antepastos ou berinjela em conserva com fatias de pão integral ou com torradas integrais.

Alho

Ele pode ajudar no combate a inflamações, hipertensão, infecções e problemas respiratórios. A maioria desses benefícios se deve à presença de alicina, um antioxidante que é liberado quando o alho é picado ou esmagado e só é absorvido quando o tempero é ingerido fresco. As substâncias do alho, unidas com as vitaminas e os minerais da berinjela, reforçam as defesas do organismo.

    • Dica para combinar: esprema ou pique dentes de alho fresco para salpicar na salada de berinjela ou em antepastos.

Queijo branco

Laticínios são uma das melhores fontes de cálcio e, para ele ser bem absorvido, necessita de magnésio, presente na berinjela e entre outros nutrientes.

  • Dica para combinar: saladas com berinjela e queijo branco são deliciosas. Experimente acrescentar nozes, que também contêm magnésio e ajudam no aproveitamento do cálcio.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Daniela Jobst, nutricionista

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.