Veja os benefícios de 5 combinações alimentares!

Alguns alimentos sozinhos já trazem bastante benefícios para a saúde. Porém, algumas combinações os tornam ainda mais potentes. Confira alguns exemplos!

None
Foto Istock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 17/11/2016 às 09:54
Atualizado às 12:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Existem alimentos que, quando combinados, formam uma união fantástica para a saúde e o bem-estar físico e psíquico. Conheça as melhores combinações e os benefícios que podem trazer para a sua vida!

arroz e feijão

Foto Istock.com/Getty Images

1. Arroz e feijão

Uma das combinações mais comuns no cardápio brasileiro! O característico prato de arroz e feijão é muito rico em nutrientes. O arroz tem um alto teor de amido e de carboidratos. Fornece ferro, vitamina B, cálcio, metionina e outras proteínas. O feijão é igualmente rico em proteínas, como a lisina (mais do que o arroz) e fornece ferro. A proporção correta é de uma porção de feijão para cada três porções de arroz. Este prato é ótimo para regular o valor da glicemia no sangue.

2. Cenoura e ervilha

Essa combinação é poderosa contra a anemia, segundo um trabalho publicado no Nutrition Research, do Reino Unido. A ervilha é uma ótima fonte de ferro, o nutriente que combate o desânimo. No entanto, esta leguminosa necessita de um “empurrão” para que o ferro seja bem aproveitado pelo organismo. Segundo o estudo, essa ajuda pode vir da cenoura, um vegetal rico em carotenos. A absorção de ferro torna-se maior quando ingerimos também alimentos ricos em vitamina C.

azeite e tomate

Foto Istock.com/getty images

3. Tomate e azeite

A junção do tomate com outros alimentos também faz pequenos milagres. O tomate, que é rico em licopeno e possui alto poder antioxidante, diminui as possibilidades de câncer, sobretudo da próstata, e retarda o envelhecimento precoce. Para ativar e concentrar o seu poder o melhor é consumi-lo cozido, uma vez que aumenta a biodisponibilidade do licopeno. O tomate também possui vitamina A e, se for consumido com azeite, este potencializa a sua absorção que se dissolve em gordura.

4. Chicória e iogurte

Apesar de parecerem opostos, a chicória esconde grandes doses de oligossacáridos, substâncias que alimentam os micro-organismos benéficos que moram no intestino e que promovem a sua proliferação. Por sua vez, o iogurte contribui com porções destas bactérias. Assim, esta combinação resulta num melhor e bem regulado trânsito intestinal, bem como no reforço do sistema imunológico, afastando patologias como a gripe e certos tumores. Como pode juntar estes dois alimentos numa refeição? Numa salada com molho de iogurte.

Leia também:

5. Queijo e fruta

Essa é uma das combinações perfeitas para combater a fome! O queijo, de preferência com teor reduzido de gordura, é uma excelente fonte de proteína. Essa interage com os açúcares simples da fruta, permitindo que a sua absorção se faça de uma forma mais lenta. Desta forma, a sensação de saciedade é prolongada. A dica é consumir nos intervalos entre as refeições principais, de manhã ou à tarde, tornando-se num. Se pretende perder uns quilinhos extras esta pode ser uma ótima “união”.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.