Hoje é considerado o Dia do Combate ao Colesterol! Para falar mais sobre o assunto, conversamos com um especialista no assunto
por Redação Alto AstralPublicado em 08/08/2019 às 15:04 Atualizado às 17:12
Hoje (8) é considerado o Dia Nacional do Combate ao Colesterol. Para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e te ajudar a controlar os níveis dessa substância no corpo, conversamos com o médico Bruno Menezes. Confira!
Para começo de conversa, o colesterol nada mais é do que um álcool policíclico presente nas células de todos os animais. Além de serem essenciais para a produção dos hormônios esteroidais, como a testosterona. É muito importante para a produção dos ácidos biliares, substâncias que ajudam na digestão das gorduras durante a alimentação.
Foto: Shutterstock
Existem dois tipos de colesterol no organismo humano: o LDL e o HDL. O primeiro é também conhecido como lipoproteínas de baixa densidade e transporta o colesterol do fígado para as células de outros tecidos, o que é bem ruim para a saúde. Já o segundo é chamado de lipoproteínas de alta densidade e é responsável por absorver o colesterol que é depositado nas paredes das artérias e causam as doenças ateroscleróticas.
De acordo com o médico Bruno Menezes, boa parte do colesterol do corpo humano é produzida pelo próprio corpo. 85% ou mais é produzida pelo próprio organismo no caso o colesterol que a gente precisa para sintetizar hormônios e o restante vem através da dieta só eu uma dieta desregulada com maus hábitos como sedentarismo e alcoolismo podem elevar os níveis de colesterol total no sangue uma doença como hipertrigliceridemia ou hipercolesterolemia. Para evitar o colesterol ruim, Bruno aconselha a aderir a uma dieta vegetariana e a praticar exercícios físicos: “a minha dica é evitar ou consumir com moderação os alimentos ricos em gordura como queijos, ovos e carnes gordurosas”, finaliza.
COLABORAÇÃO: Bruno Menezes, médico e diretor do Spazzio Essenza
LEIA TAMBÉM:
Leia também