ESTILO DE VIDA

Combata a insônia, melhore o humor e controle a TPM com dicas práticas

Combata problemas do seu dia a dia como: insônia, ansiedade, estresse e tpm com alimentos. Leia mais sobre o assunto e confira algumas dicas!

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Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 07/12/2016 às 12:46
Atualizado às 12:54

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Estresse, ansiedade, insônia, TPM… Um problema pode acarretar o outro, que ainda pode ter causas distintas, como a má alimentação, falta de exercícios físicos, excesso de preocupações, entre outros fatores. Para amenizar a tensão, muitas pessoas recorrem ao suco de maracujá ou ao chá de camomila. Porém, existem outros alimentos que melhoram o humor, acabam com o estresse e promovem bem-estar. Varie o cardápio e combata os seus problemas!

mulher tentando dormir

Foto: iStock.com/Getty Images

Durma bem

Muita gente já conhece os efeitos de um copo de leite morno à noite. A bebida proporciona um sono tranquilo e alivia a insônia. O leite possui um aminoácido essencial, chamado triptofano. Por ser precursor da serotonina, induz ao sono, pois o hormônio funciona como sedativo natural, acalmando e causando a sensação de bem-estar. Adoce 1 copo (250ml) de leite morno com 2 colheres (chá) de mel. Por fornecer carboidratos, o mel facilita a absorção do triptofano.

Combata o mau humor

Serotonina e endorfina são neurotransmissores que causam sensação de prazer e melhoram a autoestima. Já a noradrenalina facilita a concentração e ativa a memória. Todos eles são liberados ao consumir pimenta vermelha, graças à capsaicina e à piperina, substâncias que dão seu sabor picante. “A endorfina é um analgésico natural, por isso as dores de cabeça diminuem com o consumo de pimenta”, explica a nutricionista Lilian Speziali.

mulher com cólica

Foto: iStock.com/Getty Images

TPM sob controle

Todos os meses, muitas mulheres sofrem com inchaços, irritabilidade, cólicas, dores de cabeça, tristeza… É quando chega a TPM (tensão pré-menstrual). Nesse período, é preciso dobrar a atenção com a alimentação, esquecendo carnes gordurosas, doces e refrigerantes. O recomendado é consumir frutas e legumes e beber bastante líquido. Entre os alimentos mais poderosos que amenizam esses incômodos, está a soja. Rica em fitoestrógenos, semelhantes ao hormônio feminino estrógeno; regula o organismo afastando nervosismo e outros sintomas da TPM.

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Consultoria Lilian Speziali, nutricionista