Fique atento nas dicas a seguir e combata o estresse. Veja como não é difícil aliviar as tensões, alcançar o bem-estar e melhorar a qualidade de vida!
por Redação Alto Astral
Publicado em 11/08/2017 às 07:00
Atualizado às 14:00
Não é difícil encontrar pessoas que digam estar estressadas. Pelo contrário, o fenômeno é quase um mal inerente à vida moderna. E nessas condições, como se as pessoas fossem copos cheios de água, basta uma gota para “entorná-las” e colocar em desordem diferentes aspectos de suas vidas. Mas, afinal, o que é o estresse? Depois de observar que várias pessoas apresentavam sintomas comuns, como falta de apetite, pressão alta, desânimo e fadiga, o endocrinologista austro-húngaro Hans Selye usou pela primeira vez a palavra estresse, em 1926, para definir esse conjunto de sintomas. A partir de então, diversas pesquisas se seguiram, definindo o problema como sendo um desgaste geral do organismo. Está difícil controlar as emoções? Então, escolha uma das dicas abaixo para relaxar e combata o estresse de vez!
A meditação traz equilíbrio para o corpo e a mente. FOTO: shutterstock.com
Sente-se sobre um tapete numa posição confortável e com as pernas cruzadas. Feche os olhos e tente não se concentrar em ideias ou preocupações específicas. Procure não pensar em nada, deixando a mente livre por alguns minutos. A eficiência da meditação contra o estresse é comprovada pela ciência.
Esse ato tão natural muitas vezes não é praticado de forma correta no dia a dia. A rotina pesada é, em geral, acompanhada de uma respiração apressada. Enfrente desafios respirando profundamente, para oxigenar as células cerebrais e manter a calma.
Uma boa sessão de massagem transborda relaxamento para quem recebe. Que tal agendar uma com um especialista e usufruir do bem-estar por todo o corpo? Ao pressionar os pontos-chave de energia, são liberadas as tensões acumuladas e o corpo fica mais leve. Não perca mais tempo e combata o estresse!
Além de atenuar possíveis tensões sociais, a risada diminui a ansiedade e reforça a imunidade. FOTO: shutterstock.com
São várias as pesquisas que concluíram que rir ajuda a diminuir o estresse. Uma boa risada também pode aliviar a dor e beneficiar as defesas do organismo. Um estudo do Journal of Neuroscience comprovou que o riso pode ser altamente contagiante.
Pesquisa da Universidade de Maastricht, na Holanda, revelou que homens com hobby têm menos propensão a tirar licença de saúde, além de menos depressão, níveis de estresse mais baixos e sistema imunológico trabalhando melhor.
Associada a técnicas terapêuticas corretas, a música pode ajudar controlar doenças emocionais. FOTO: shutterstock.com
Abstraia com sons suaves. Escute como música de fundo, durante ações ou até mesmo a caminho do trabalho.
A sabedoria popular está certa e uma boa pescaria é excelente antiestresse. A mistura de silêncio, contato com água, contemplação e intervalos curtos de adrenalina são alguns fatores positivos.
Saiba valorizar seu tempo e a si mesmo e diga “não” para pessoas e tarefas, quando julgar coerente e preciso.
A organização de uma rotina ajuda a evitar imprevistos a enfrentar as tarefas. Só lembre que disciplina precisa ser acompanhada de flexibilidade. Ficar muito engessado também atrapalha, e, quando algo foge dos planos, gera ansiedade.
Relatório do periódico Neuron informa que fazer várias coisas ao mesmo tempo aumenta as chances de errar e diminui a eficiência. Grande chance de estresse.
Texto Redação Alto Astral
Leia também:
Leia também