ESTILO DE VIDA

Coma para dormir: 6 calmantes naturais que combatem a insônia

Conheça os calmantes naturais, responsáveis por um sono reparador e, aproveite para inclui-los no cardápio e conquistar uma ótima noite de sono

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Foto: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 16/08/2016 às 20:02
Atualizado às 21:00

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É na natureza que encontramos matérias-primas para as mais diversas necessidades humanas. Na alimentação, ela é importante não apenas para apresentar ingredientes nutritivos, serve também como base para reparar distúrbios, como os do sono.

Por isso, é essencial uma dieta que vise elementos naturais, como explica a nutricionista Talitta Maciel: “a reeducação alimentar pode equilibrar o organismo. Excessos ou carências de nutrientes podem ser a chave e resposta para diversos males”. A seguir você encontra ingredientes preciosos, que ajudam a dormir bem e conquistar mais bem-estar no dia a dia. Confira!

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Banana

Nesse alimento você encontra uma boa parcela de vitaminas, como as do complexo B, além de magnésio. E se você acha pouco, a fruta amarelinha é uma potente aliada da produção de serotonina, hormônio que tem a capacidade de deixar o organismo mais relaxado.

Isso acontece devido à substância triptofano, que em parceria com a vitamina B6 colabora com a produção do hormônio. Porém, não vale exagerar na dose: uma banana por dia é o suficiente, pois o alimento faz com que o açúcar no sangue suba rapidamente.

Maracujá

É rico em fibras e substâncias antioxidantes, além de propriedades calmantes.“Omaracujá oferece grandes quantidades de fibras solúveis em sua casca, flavonoides, carotenoides, minerais e vitaminas A e C”, salienta a nutricionista Cassiana Domingues.

Se você gosta de um sabor mais doce, mas não quer exagerar no açúcar, ao preparar sucos e outras receitas com o maracujá prefira utilizar mel ou adoçante estévia, mas sem exageros.

Alface

A folha já é conhecida das saladas, mas pouco se sabe sobre o seu efeito calmante. Isso se deve ao elemento chamado lactucina, presente em grande quantidade no talo.

Também possui magnésio em boas quantidades, que ajuda a relaxar a musculatura e ameniza os efeitos do estresse. “A alface é considerada calmante e sedativa, pois seu talo contém um látex rico em lactucina, um anestésico e sonífero”, detalha a nutricionista Luana Vasconcelos.

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Leite

Se você já ouviu que leite morno antes de dormir ajuda no sono, ouviu direito! Isso porque o alimento é rico em cálcio, um mineral que auxilia eliminando a tensão e combatendo sintomas da depressão.

O iogurte também é um ótimo aliado do bom sono: “ele é fonte de triptofano, um aminoácido importante para a produção de serotonina e melatonina que tem poder sedativo e ajuda a induzir e melhorar o sono”, destaca Flavia Morais, coordenadora de nutrição da rede Mundo Verde.

Aveia

Os cereais, em geral, são ricos em fibras, ajudam na perda de peso e quando consumidos com alimentos ricos em triptofano – como banana e outras frutas – ajudam a sintetizar melhor o elemento e, consequentemente promover sensação de bem-estar e relaxamento.

Porém, a aveia é a grande campeã no combate a insônia, pois é funcional: “esses alimentos [funcionais] têm a propriedade de contribuir para a prevenção ou melhoria de doenças ou distúrbios”, destaca a nutricionista Carolina Marques.

Camomila

Essa planta tem boa fama: aroma intenso e poder sedativo, O chá feito a partir de suas folhas é tiro e queda para problemas de ansiedade, irritabilidade, insônia, tensão e depressão leve, aliviando os sintomas.

Ao toma-lo à noite, é possível acalmar o organismo para uma boa noite de sono. Além disso, a erva também ajuda a resolver problemas no sistema digestivo, como inflamações na mucosa gastrointestinal, azia, gases e alivia tanto a prisão de ventre quanto a diarreia, pois regula o intestino.

Saiba mais:

3 dicas para ter uma noite de sono tranquila

Como o sono influencia na dieta?

Para aprender melhor: sono mais regulado

Consultoria Talitta Maciel, nutricionista; Cassiana Domingues, nutricionista; Luana Vasconcelos, nutricionista; Carolina Marques, nutricionista e Flavia Morais, coordenadora de nutrição da rede Mundo Verde