Comece bem o dia: coma linhaça no café da manhã!

O café da manhã, ao contrário do que se pensa, é a refeição mais importante do dia. Seus benefícios podem ser ainda maiores se aliados à linhaça.

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Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 04/10/2016 às 08:00
Atualizado às 11:51

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Há quem acredite que emagrecer é sinônimo de pular o café da manhã. Algumas mulheres até deixam essa refeição de lado, achando que vão manter a barriga lisinha! Se você faz parte desse time, saiba que comer bem de manhã reduz a fome excessiva ao longo do dia, ajudando na perda e no controle do peso. A nutricionista Claudia Moares, do Rio de Janeiro (RJ), elaborou três sugestões diferentes de café da manhã, uma para cada estilo de vida. Todos os cardápios têm linhaça para ajudar você a emagrecer com saúde e não engordar nunca mais. Escolha de acordo com a sua necessidade e aproveite o melhor dos alimentos no seu dia a dia.

Conheça os benefícios da linhaça no café da manhã

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Sugestão 1

Para mulheres que malham logo pela manhã:

• 2 fatias de pão integral com linhaça (ver receita abaixo) • 1 copo (200ml) de suco de laranja • 1 maçã

Pão integral com linhaça: misture 30g de fermento biológico fresco, 300ml de água, 1 colher (chá) de sal, 1 colher (sopa) de açúcar e deixe o fermento agir. Adicione 3 xícaras (chá) de farinha de trigo integral, 1 xícara (chá) de linhaça triturada e 2 colheres (sopa) de margarina light. Misture com as mãos e sove a massa por 5 minutos. Deixe descansar por 20 minutos, divida a massa e modele pãezinhos. Coloque em uma fôrma untada e deixe descansar por mais 1 hora. Leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até dourar.

Sugestão 2

Para mulheres que trabalham fora:

• 1 copo (200ml) de shake energizante de açaí com linhaça (ver receita abaixo) • 2 fatias de pão integral com patê de ricota (ver receita abaixo)

Shake de açaí: liquidifique 2 colheres (sopa) de açaí, 1 colher (sopa) de gérmen de trigo, 1 ou 2 colheres (sopa) de semente de linhaça e 1 copo grande (250ml) de leite desnatado gelado até obter uma mistura espumosa. Adoce com mel ou açúcar mascavo com moderação e beba em seguida.

Patê de ricota: bata no liquidificador 1/2 ricota amassada, 1 dente de alho, 2 colheres (sopa) de azeite, 1 copo (200ml) de leite desnatado, 1 colher (sopa) de salsa picada e sal a gosto. Sirva com torrada ou pão integral.

Sugestão 3

Para mulheres que são donas de casa:

• 1 pote (200ml) de iogurte desnatado com 2 bananas em rodelas e 1 colher (sopa) de granola caseira feita com linhaça (ver receita abaixo) • 2 fatias de pão integral

Granola caseira com linhaça: em uma panela, misture 1 xícara (chá) de aveia em flocos; 2 xícaras (chá) de gérmen de trigo, 1 xícara (chá) de castanhas moídas, 2 xícaras (chá) de coco ralado, 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo, 1 colher (chá) de sal, 1 xícara (chá) de óleo de milho e 1 copo (200ml) de água. Leve ao fogo médio, mexendo até dourar. Acrescente uvas-passas a gosto, retire do fogo, deixe esfriar e conserve em um recipiente de vidro.

Texto: Jacque Lopes | Consultoria: Claudia Moraes, nutricionista da Kanguruh Terceira Idade, do Rio de Janeiro (RJ), www.k3irj.com.br

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