Manter a coluna reta pode ser determinante para o desenho da sua barriga

Entenda melhor a relação entre coluna reta e abdome e saiba como a postura pode influenciar diretamente no tamanho da barriga

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 30/11/2016 às 19:27
Atualizado às 12:18

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Se você é o tipo que senta de qualquer jeito e não se preocupa com a postura, está na hora de corrigir isso e adotar bons hábitos no dia a dia. Poucas pessoas sabem, mas manter a coluna reta é uma arma eficaz para reduzir o tamanho da barriga e acabar com a flacidez abdominal. Então, fique atenta a essas dicas e incorpore algumas mudanças que vão trazer muitos benefícios para sua saúde.

ilustração mulher com a coluna reta e com a coluna torta

Foto: Shutterstock.com

Coluna reta: postura e barriga

A fisioterapeuta Carla Danielle Chagas explica a relação entre a coluna reta e o abdome: “Os músculos abdominais, juntamente com os músculos das costas, fazem o controle do posicionamento do tronco. Por causa da gravidade, a tendência postural é deslocar o corpo para frente e essa posição leva os músculos abdominais a perderem a tensão”.

Como mudar?

Comece agora mesmo a corrigir a sua postura. Tanto em pé como sentada, os pés devem estar paralelos e separados na largura do quadril, alinhados com o joelho. Nada de sentar em cima da perna ou ficar em pé apoiando o peso em uma perna só: o quadril precisa ficar equilibrado, como se fosse um balde cheio de água. Os ombros devem estar alinhados ao quadril para que os músculos abdominais e os das costas permaneçam ativos. Se estiver usando o computador, as dicas para sentar são as mesmas. Porém, procure apoiar os antebraços na mesa.

Ajuda profissional

Para fortalecer o músculo abdominal e ainda aprender a manter a boa postura, práticas como pilates e RPG (Reeducação Postural Global) são boas opções. “O pilates trabalha resistência, força e flexibilidade com movimentos funcionais que podem ser graduados de mais fáceis e elementares para mais difíceis e desafiadores”, explica Carla. Já o RPG ajuda a corrigir problemas posturais, equilibrando as forças dos músculos do tronco. Consulte um médico e veja qual das atividades é a mais adequada para você.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Carla Danielle Chagas, fisioterapeuta, educadora física e diretora da clínica CEART, do Rio de Janeiro (RJ), telefone (21) 2542-6929

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.