ESTILO DE VIDA

Colesterol e diabetes controlados pela goji berry. Confira!

Colesterol e diabetes podem ser controlados pela goji berry. Essa frutinha vermelha, pouco conhecida no Brasil, tem esse poder. Confira!

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 28/09/2016 às 19:53
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Além de apresentar altos índices de vitaminas e nutrientes, a goji berry também faz jus à fama de superalimento por outros motivos: auxilia no combate ao diabetes e ajuda a controlar o colesterol. “Além disso, alguns estudos têm demonstrado que a goji berry auxilia no tratamento da hipertensão”, acrescenta Mariana Jones, nutricionista clínica funcional e ortomolecular. Por isso, é importante que ela faça parte da alimentação, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

gojy berry

FOTO: Shutterstock.com

Diabetes

Essa é uma doença crônica causada pelo mau funcionamento do pâncreas, que passa a não produzir mais insulina necessária para a saúde do corpo. Também ocorre quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz, aumentando a concentração de glicose no sangue – conhecido como hiperglicemia.“Estudos feitos com ratos mostram que a goji berry produz um efeito hipoglicemiante significativo quando administrado por via oral, melhorando os níveis de glicemia”, explica Vanessa Minossi, nutricionista.

mulher medindo a glicose no sangue

Foto Istock.com/Getty Images

Essa fruta tem maior controle glicêmico, ou seja, algumas substâncias encontradas nesse alimento ajudam a equilibrar o açúcar no sangue, além de facilitar a resposta do organismo à insulina.

Colesterol

De acordo com a OMS, aproximadamente 20% da população mundial apresenta o colesterol ruim (LDL), enquanto no Brasil esse problema atinge cerca de 22 milhões de pessoas. Para tentar combater o colesterol ruim, a alimentação é uma boa aliada. Como ensina Vanessa, a goji berry possui beta-sitosterol, substância com função anti-inflamatória, que ajuda a modular os níveis de colesterol no organismo. “Seus antioxidantes impedem a oxidação do colesterol e a formação das placas arteriais”, acrescenta a profissional.

ilustração mostrando uma veia entupida pelo colesterol ruim

Foto Istock.com/Getty Images

Essa fruta também possui o ômega 6, nutriente que desempenha papel de proteção das células, além de reduzir o colesterol ruim e regular a glicose no sangue. Outra vantagem da goji berry é que ela é rica em flavonoides, que permitem manter as artérias abertas e funcionando sem complicações. Por isso, vale incluir esse alimento no cardápio, mas sempre com a ajuda de especialistas para não trazer riscos à saúde.

Leita também: 

Consultoria  Mariana Jones, nutricionista clínica funcional e ortomolecular; Vanessa Minossi, nutricionista