ESTILO DE VIDA

Tire suas dúvidas: 5 questões sobre colesterol alto

O colesterol tem funções importantes no organismo, mas, quando em excesso,ele prejudica as artérias. Confira 5 questões sobre o problema.

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 22/08/2016 às 20:07
Atualizado às 20:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O colesterol é um tipo de lipídio (gordura) produzido pelo nosso organismo. Ele está presente na composição das células, facilitando a entrada e a saída dos nutrientes e protegendo-as contra o ataque dos radicais livres. Mas, mesmo sendo fundamental, quando em excesso, o colesterol pode se acumular nas artérias e causar danos à saúde – especialmente ao coração. Veja, a seguir, 5 questões sobre o problema e tire suas dúvidas.

Coração, ferramenta médica, fundo branco

Foto Shutterstock.com

1. Quem tem mais riscos de ter colesterol alto?

Pessoas com histórico familiar do problema e de doenças cardíacas; obesos; sedentários; quem tem hipotireoidismo e aqueles que seguem uma alimentação desequilibrada.

2. Existem gorduras benéficas?

Sim! Tão importante como consumir gorduras com moderação é ficar atento ao tipo. As trans, encontradas em produtos industrializados como biscoitos e salgadinhos de pacote, e as saturadas, presentes em carnes, embutidos, laticínios integrais, etc., devem ser reduzidas na dieta. Já as mono e poli-insaturadas colaboram com o controle das taxas de colesterol e são encontradas em óleos vegetais, castanhas, peixes, abacate e grãos como chia e linhaça.

3. Pessoas magras também podem ter colesterol alto?

Sim. A hipercolesterolemia pode ter causas genéticas. Algumas pessoas também, apesar de estarem no peso ideal, podem manter uma alimentação desequilibrada e serem sedentárias, fatores que aumentam os riscos.

Saiba mais:

10 dicas para afastar a pressão alta

Cérebro nota 10: evite AVC tomando champanhe

Descubra quando se preocupar com seu nível de estresse

4. Se não for controlado, o que pode acontecer?

Com o tempo, o excesso de colesterol vai se acumulando nas artérias, prejudicando o fluxo do sangue e podendo interrompê-lo, causando infarto e acidente vascular cerebral.

5. Quando o colesterol já provocou consequências como aterosclerose, quais os procedimentos necessários?

Dependendo da gravidade do problema, podem ser necessárias intervenções como a angioplastia, que implanta um stent na artéria prejudicada, normalizando o fluxo de sangue.