Connect with us

O que você está procurando?

Além dos remédios, o colesterol alto pode - e deve! - ser controlado através da alimentação. Confira 5 alimentos que ajudam a manter as taxas controladas.
- Foto iStock.com/Getty Images

Colesterol alto? Confira 5 alimentos que ajudam a diminuir as taxas

Além dos remédios, o colesterol alto pode - e deve! - ser controlado através da alimentação. Confira 5 alimentos que ajudam a manter as taxas controladas.

Em grande parte dos casos, modificar a alimentação é o suficiente para equilibrar as taxas de colesterol. Outros tantos benefícios são ganhos com os cuidados na dieta. Com o consumo de alimentos saudáveis é possível prevenir tumores, problemas cardiovasculares, de digestão, ganhar mais energia e, é claro, manter o peso ideal. A seguir, conheça 5 alimentos que ajudam a manter as taxas sob controle.

Salmão, azeite, alho, abacate, nozes, verduras

Foto iStock.com/Getty Images

Azeite

Ômega 3 e ômega 9 são as chamadas “gorduras do bem”, presentes em peso no óleo extraído das azeitonas, que também é rico em compostos fenólicos. Essas substâncias antioxidantes previnem a formação de placas de gordura nas artérias, enquanto os ômegas reduzem o LDL, o colesterol ruim, e aumentam o HDL, o bom. O azeite ainda fortalece os ossos, previne tumores e envelhecimento precoce. Na hora da compra, escolha o do tipo extravirgem, que não é misturado a outros óleos e é extraído das azeitonas em prensagem a frio – assim, preserva melhor os nutrientes.

Linhaça

Além das gorduras benéficas, essa semente é repleta de fibras solúveis e insolúveis. As primeiras, em contato com água durante a digestão, formam um gel viscoso que reduz a absorção de gorduras e açúcares pelo organismo, equilibrando o colesterol e a glicemia. Também ocupam parte do estômago, prolongando a sensação de saciedade e, por isso, é uma ótima aliada do emagrecimento. Já as insolúveis chegam ao intestino intactas e auxiliam no funcionamento do órgão, prevenindo e combatendo a prisão de ventre. Prefira comprar as sementes inteiras em vez da farinha pronta e triture quando chegar em casa.

Peixes

Mais gorduras poli-insaturadas e menos gorduras saturadas: essa é a vantagem dos peixes em relação a outros tipos de carne. Eles deviam ser consumidos pelo menos duas vezes por semana, mas o brasileiro ainda aproveita pouco de seu extenso litoral. Diferente das carnes vermelhas, quanto mais gordo o peixe for, melhor. É por isso que salmão, atum, sardinha, arenque e outros peixes de água fria são ótimas opções: estão repletos de ômega 3, que controlam as taxas de colesterol. Também fornecem potássio, que regula a pressão arterial.

Saiba mais:

Combata o Alzheimer com peixes e frutos do mar

4 dicas para ter uma alimentação equilibrada

Você sabe quais são os exames necessários para o coração?

Castanhas

A gordura presente nas oleaginosas é benéfica! Mas por serem tão ricas nessas gorduras, nozes, castanhas, pistache, amêndoas e outras oleaginosas também são bastante calóricas; por isso, poucas unidades por dia são o suficiente para obter os benefícios. A castanha-do-pará, em especial, é ótima fonte de selênio, mineral que previne o envelhecimento precoce. Apenas uma unidade é capaz de suprir a necessidade diária do nutriente. E, se consumido em excesso, pode se tornar tóxico, exercendo o efeito contrário no organismo: aumentando a produção de radicais livres. Por isso, se não conseguir parar em uma castanha só, consuma, no máximo, três unidades.

Abacate

Mais uma vez, o nutriente herói aqui é o ômega 3. Por ser muito gorduroso, o abacate ficou longe da mesa de muita gente, sendo considerado um vilão da saúde. Mas basta consumi-lo com moderação para que sejam adquiridos somente os benefícios da fruta, que controla a pressão arterial e as taxas de colesterol, fortalecendo o coração. Também possui vitamina E, que age como antioxidante, prevenindo a aterosclerose; e vitamina A, que previne problemas de visão e de pele.

 

Advertisement

Estilo de vida

Para prevenir e ajudar no combate ao diabetes, é preciso prestar atenção aos alimentos do cardápio. Confira os 5 melhores ingredientes e vença essa luta!

Estilo de vida

Em casos de fobia, pode ser necessário ir além do consciente para achar uma solução, devido ao medo ser muitas vezes irracional.

Estilo de vida

Opções como a prática de esportes e meditação são grandes aliadas na luta contra a depressão. Veja os benefícios dessas atividades para o corpo e a mente.

Estilo de vida

As crianças costumam fugir quando veem um prato de salada. Se esse é o seu caso, confira como tornar a alimentação infantil mais saudável.

Estilo de vida

A meditação é uma prática extremamente eficaz no controle do estresse e ansiedade, mas você sabia que ela ajuda a rejuvenescer? Confira como!

Estilo de vida

As cores exercem grande influência no organismo e, por isso, podem ajudar a no momento da meditação. Saiba a influência de cada cor nesse momento.

Estilo de vida

Segundo a teoria psicanalítica de Freud, as fobias se caracterizam como um medo escondido do consciente por um mecanismo de defesa.

Estilo de vida

Opções como a acupuntura e musicoterapia são aliadas na luta contra a depressão. Veja os benefícios dessas atividades para o corpo e a mente.