Colegas de trabalho: 3 dicas para viver bem no ambiente profissional

Saiba o que fazer para impedir que a competição ou inveja atrapalhem as relações com os colegas de trabalho - seja por sua parte ou deles!

None
Foto iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 08/11/2016 às 13:28
Atualizado às 09:34

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Manter boas relações profissionais nem sempre é fácil – existem colegas de trabalho que agem de má fé, outros que se intrometem no serviço alheio e assim vai. No entanto, é importante saber conviver bem com todos. A psicóloga Andreia Calçada explica o que fazer para impedir que a competição ou inveja, seja de você para o outro ou do outro para você, atrapalhem as relações no trabalho. Confira!

Mulheres, lindas, amigas, colegas de trabalho, conversando, conselho

Foto iStock.com/Getty Images

1. Cada um no seu quadrado

“Entenda que cada um tem seu espaço, seu público e não precisa rivalizar com o colega ou querer queimar o amigo. A competição pode atrair coisas negativas e estragar de vez a relação de amizade.”

2. Baixa autoestima

“Em muitos casos, a baixa autoestima pode fazer com que você sinta inveja do amigo, tenha raiva dele aparecer demais e você não, e isso reflete diretamente no convívio no trabalho. Em geral, a baixa autoestima acontece quando você começa a se comparar com o outro, se diminuiu frente ao colega de trabalho, se sente menos capaz, insegura e não tem coragem de assumir esses sentimentos.”

3. Tire o foco dos colegas de trabalho

“O importante é focar no seu desenvolvimento, no seu conhecimento constante, melhorando como profissional. E não copiar ou querer ser melhor que o outro. Isso é o diferencial, ao contrário de você ficar perdendo energia na competição negativa com o outro.”

Leia também:

Texto Márcio Gomes/Colaborador

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.