Será que tirar um cochilo durante o dia pode fazer bem?

Afinal, tirar um cochilo pode ser prejudicial ao sono? Faz mal á saúde? Qual a relação entre cochilo e felicidade? Confira as respostas dessa pergunta!

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 07/04/2017 às 13:40
Atualizado às 13:41

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Aquele cochilinho no fim da tarde te faz bem? Ou meia horinha que você dorme já é o suficiente para recarregar suas energias e te deixar mais feliz? Então fique sabendo que é comprovado pela Universidade de Hertfordshire, do Reino Unido, por meio de estudos que tirar um cochilo deixa mais feliz.

Homem, branco, moreno, deitado, feliz, sorrindo, dormindo

A ciência comprova: tirar um cochilo deixa mais feliz. Foto Shutterstock.com

Pesquisas anteriores já haviam mostrado que cochilos de menos de 30 minutos tem a capacidade de tornar as pessoas mais focadasprodutivas e criativas. Já essas novas descobertas sugerem, também, a possibilidade de ser mais feliz apenas por tirar uma curta soneca. A pesquisa online contou com a participação de mais de 1.000 pessoas, cujos níveis de felicidade em relação ao período de sono durante o dia foram avaliados. Os participantes foram divididos em três grupos:

  • Aqueles que não cochilavam;
  • Aqueles que tiravam sonecas de 30 minutos ou menos;
  • Aqueles que dormiam por períodos mais longos.

homem acordando feliz

É importante que seja um cochilo de meia hora, mais que isso pode fazer mal. Foto Shutterstock.com

Os resultados mostraram que:  66% dos que tiram um cochilo de até 30 minutos se sentiam mais felizes, em comparação ao mesmo grau de felicidade dos que não dormiam e dos que dormiam mais. Houve uma notável diferença de idade nos resultados apresentados. Os jovens – participantes entre 18 e 30 anos – tendiam a dormir menos durante a noite, compensando as horas de sono perdidas com cochilos maiores à tarde, em comparação com aqueles com mais de 50 anos.

Algumas empresas como o Google e o Facebook têm espaços para descanso em suas sedes, uma forma de melhorar o desempenho. No entanto, é preciso ter cuidado com o tempo de duração desses descansos diurnos. Cochilos de mais de meia hora estão associados a vários riscos para a saúde. De acordo com outro estudo da Universidade de Tokyo, no Japão, apresentado no seminário American College of Cardiology, sonecas de uma hora estão associadas a um aumento de até 82% de doença cardiovascular.

Leia também:

TAGS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.