Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
Aproveitar a claridade natural, além de fazer bem para o seu bolso e ao planeta, traz mais saúde e cria ambientes muito bonitos e iluminados para sua casa!
- Foto: iStock.com/Getty Images

Aproveitar a claridade natural pode fazer bem para o bolso e ao planeta!

Aproveitar a claridade natural, além de fazer bem para o seu bolso e ao planeta, traz mais saúde e cria ambientes muito bonitos e iluminados para sua casa!

[PAGE TITLE]

Extremamente necessária para pessoas, plantas e animais, pensar no melhor aproveitamento da claridade natural do dia é um grande diferencial quando se fala em construir uma casa de forma sustentável. Planejar corretamente a entrada de luz pode garantir muito mais do que beleza a um ambiente, também assegura economia de energia elétrica, calor e, principalmente, conforto aos moradores.

Sala com mesa com cadeiras em volta, plantas e flores, todas iluminadas pela claridade natural que entra pela janela

Foto: iStock.com/Getty Images

Luz e as pessoas

Não são apenas as plantas que necessitam de iluminação para viver bem. Em países europeus com invernos extensos, foi detectada uma grande taxa de depressão causada pela falta de claridade natural nos ambientes. “Nosso relógio biológico funciona muito melhor quando em contato constante com as variações da luz natural”, afirma a arquiteta Francine Messias.

Mais luz e menos energia

Um projeto bem feito pode representar uma economia significativa no consumo de energia elétrica, já que, na grande maioria dos dias do ano, só será necessário ligar as luzes à noite. “Combinando o projeto de iluminação e de ventilação natural, o resultado é melhor ainda”, pontua o arquiteto especialista em Design de Iluminação Sérgio Machado.

Na medida

Para se obter um ótimo aproveitamento da claridade natural, um arquiteto especialista no assunto será capaz de definir o tamanho das aberturas, analisar a orientação geométrica da casa e definir o melhor local para instalar as janelas. Pensar na iluminação sem a ajuda de um profissional pode resultar em cômodos superquentes ou muito escuros.

Aproveite ao máximo

Aposte em prateleiras de luz, ou vidros prismáticos, que dividem os raios solares em “microrraios”, distribuindo a luminosidade em todas as direções e, até mesmo, pisos e móveis claros, que refletem o sol.

Acerte no calor!

“Para evitar que a claridade natural traga junto consigo o indesejado calor é preciso posicionar e dimensionar corretamente essas aberturas”, alerta o arquiteto especialista em Design de Iluminação Sérgio Machado.

LEIA TAMBÉM

Texto: Tadeu de Oliveira/Colaborador

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Estilo de vida

Após a instalação elétrica, a escassez de tomadas pode ser um problema, que acarreta no uso de benjamin e na dificuldade de ligar todos os aparelhos

Estilo de vida

Um pequeno espaço para momentos de descanso pode ganhar cara nova com o uso de tecidos! É rápido, fácil e você mesma pode renovar os ambientes da sua casa!

Estilo de vida

Está na dúvida na hora de escolher qual piso usar na sua casa? Confira algumas opções e dicas que vão te ajudar a escolher o revestimento ideal!

Estilo de vida

O sofá sem dúvida é um dos móveis mais caros na hora de decorar a sala. Por isso, trouxemos uma sala projetada pelo arquiteto Júnior Piacesi com sofá-cama!

Estilo de vida

Sua sala é pequena demais para o sofá? Seu sofá é pequeno demais para a sua sala? Veja algumas dicas de como escolher o tipo ideal de sofá para seu ambiente

Estilo de vida

Você tem um sótão ou um ático na sua casa e ele não é muito utilizado? Trouxemos o projeto deste ático para te inspirar a criar um espaço de relaxamento!

Estilo de vida

Está em dúvida de como escolher a iluminação do seu ambiente? Trouxemos algumas dicas muito práticas que vão te ajudar a selecionar o tipo de luz desejado!

Estilo de vida

Deixe o ambiente da sua estante lindo e muito atraente aderindo à cores e técnicas inovadoras e abandonando a monotonia de filas de livros iguais!